Adepto do neurofeedback, piloto capixaba já sente melhora tanto no foco quanto no controle de situações inesperadas durante a corrida

Assim como a preparação física, cuidar da parte mental é essencial para o sucesso de um piloto. Afinal, dirigir um carro a 250 km/h e disputar centésimos de segundo é tarefa que exige uma singular condição de concentração, velocidade de reação e, sobretudo, da qualidade dos pensamentos. O piloto capixaba Hugo Cibien é adepto do neurofeedback para obter a melhor versão de si mesmo nas pistas.

O Neurofeedback é um treinamento que ensina ao cérebro padrões mais funcionais às tarefas ou demandas do ambiente. A partir dos sinais emitidos pelo próprio cérebro, que são mostrados na tela do computador, a pessoa aprende a gerar padrões cerebrais adequados a sua atividade, mantendo a concentração e foco, reduzindo estados ansiosos e melhorando a qualidade de vida.

Segundo o psicólogo Jairo Tadeu Guerra, a preparação mental é fundamental em qualquer atividade, seja para melhorar a performance, seja para dominar emoções que estão atrapalhando o rendimento adequado.

Geralmente, o atleta possui excelente controle das emoções como a impulsividade, raiva, medo, alta motivação e resiliência. No entanto, ele pode perceber que estas habilidades variam no decorrer de uma competição e que impactam negativamente no seu rendimento.

Hugo Cibien, piloto da W2 Racing/ProGP na Stock Series, fez o neurofeedback pela primeira vez em 2019 e, diante dos novos desafios das competições, retornou ao treinamento no final de 2023.

Em sessões de 50 minutos por dia, o objetivo é ajustar a ativação para manter o seu rendimento mais estável do início ao fim das baterias.

“Em poucos meses de treino já percebemos uma evolução fantástica que o fez se destacar em nível nacional e chegar a Stock Car”, revela Jairo.

Em 2024, Hugo continuará a fazer o treinamento de neurofeedback ajustando as demandas em cada categoria diferente que ele participará nesta temporada.

Para Hugo Cibien a preparação mental está sendo muito importante para a sua evolução nas pistas. “Além de estar sempre com alta demanda de concentração em treinos e corridas, a técnica me ajuda no controle de situações inesperadas e a baixar a ansiedade pré-prova”, diz o piloto capixaba patrocinado pela ArcelorMittal Tubarão pela Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Espírito Santo (LIEC).

Fonte: Alexandre Kacelnik 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.