Aposto que já tem gente aí torcendo o nariz só porque leu o “nacional”. Mas estou aqui hoje para falar sobre os livros maravilhosos nacionais que ando lendo, e não importa o gênero, a literatura nacional está com livros sensacionais, e a primeira prova disso foi a Bienal do Rio de Janeiro do ano passado, filas gigantescas para conseguir autógrafos com nossos brasileiros.
A literatura nacional há tempos é muito forte, temos nomes de peso como Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Lygia Fagundes Telles, Rubem Alves, poderia citar facilmente mais de trinta autores, mas o que observo é que algumas de suas obras ficaram estigmatizadas, como leituras monótonas ou cansativas, e posso garantir que isso elas não são, pelo contrário são tão envolventes que se você começar a ler não vai conseguir parar.
Esses grandes nomes da literatura são fáceis de encontrar em diversas edições, como livros de bolso, capa dura, uma mais linda que a outra e com tantos nomes de peso que dominaram por décadas a literatura nacional, temos outra questão, como o leitor brasileiro tem resistência em aceita novos escritores da mesma nacionalidade.
Temos novos autores que apresentam uma escrita impecável com histórias sensacionais, a autora Carla Madeira traz um enredo forte e sensível com o livro Tudo é Rio, tem sido umas das escritoras nacionais mais lidas em 2023, não posso deixar de citar a doce Aline Bei com o A Pequena Coreografia do Adeus, e se você ainda não leu nada do autor Itamar Viera Junior, ganhador do Prêmio Jabuti, sugiro que comece com Torto Arado e depois passe para me contar o quanto ficou angustiado com o começo desse livro.
Não poderia deixar de falar do queridinho do momento Raphael Montes, se você tem Netflix, provavelmente já assistiu ou passou pela capa da série Bom dia Verônica, ele escreve histórias intrigantes e envolventes de suspense, crime e terror, que vão te fazer devorar o livro rapidamente, inclusive tem lançamento novo dele.
E caso você já seja apaixonado pela literatura nacional, experimente então ler autores independentes, existem histórias incríveis por aí esperando a chance de serem lidas, ainda há um estereótipo muito grande sobre esses autores, mas não podemos esquecer que todo mundo começou de algum lugar, uma dessas autoras a qual tenho grande admiração é a Paola Aleksandra, acompanho o trabalho dela no Youtube já tem alguns anos como criadora de conteúdo sobre literatura com o canal Livros e Fuxicos, pude ver sua evolução, a escrita dos seus livros e o tão sonhado contrato com uma editora grande.
Todos temos nossos favoritos, aquele autor que você tem todos os livros físicos e digitais, começar com autores novos é como provar um novo prato, sempre há uma desconfiança, um medo de não gostar, porém pode ser uma experiência incrível e no final você vai acabar se perguntando porquê não começou antes, a dica que dou é sempre iniciar pelo seu gênero favorito.
Comece o ano lendo, experimentando, um bom livro pode te levar há muitos lugares, te despertar sentimentos, te ajuda a fazer novas reflexões. Bom início de ano pessoal, que seja doce e repleto de novidades.
Por Leticia Fermiano