Bloco carnavalesco vai realizar no próximo domingo o Extravasa Diadema na Praça Lauro Michels, com a presença de artistas regionais e da Bateria Ritimão Gaviões da Fiel Torcida

O bloco carnavalesco Fulanas & Fulanos está à frente do Extravasa Diadema, que ocorrerá neste domingo (11), na Praça Lauro Michels. Porém, o grupo vai muito além da música.  O bloco  surgiu no final de 2019 da vontade da jornalista Marcia Muryah de trabalhar com o empoderamento feminino.

“Essa vontade surgiu durante a minha conclusão de curso de jornalismo, quando fiz juntamente com o meu grupo o projeto Ventre, quando produzimos o documentário Além do ventre. Nele falamos sobre maternidade compulsória e o direito da escolha da mulher. Sou a idealizadora do projeto. Desde a época de faculdade sempre fazia pautas voltadas às mulheres”, conta Marcia.

Segundo a jornalista, a primeira apresentação do bloco foi em 2020, ano em que surgiu a pandemia de covid-19. Marcia relembra que  muitas jovens que acompanhavam o grupo começaram a enviar pedidos de ajuda.

“Como no bloco há mulheres de diversas áreas, conversei com uma advogada e uma psicóloga.
Nosso Facebook passou a atender mulheres vítimas de violência de gênero. Durante o isolamento social fizemos mais de 5.000 atendimentos no estado de São Paulo. Sempre de forma online e gratuita.”

O movimento Fala Mulher chegou a contar com 50 profissionais da área da saúde, psicólogas. advogadas, ginecologistas e assistentes sociais. “Foi um período muito difícil para todas nós mulheres. Hoje continuamos realizando esses atendimentos”, afirma.

O EXTRAVASA 

Dar visibilidade aos mais vulneráveis é o foco do Fulanas e Fulanos que, segundo Marcia,  sempre teve o intuito de ajudar os jovens da periferia. Para a jornalista, por meio da música e da arte é possível encontrar saídas para se viver com dignidade.

“Nossa cidade é muito carente no sentido de dar oportunidade para os mais necessitados.
Precisamos olhar para a nossa cultura local. Diadema é repleta de artistas que só precisam ser vistos.”

Marcia afirma que o Extravasa Diadema nasceu da necessidade de trazer o carnaval de volta para a cidade – Diadema estava há 12 anos sem a festa. A ideia é trazer para a cidade um carnaval diferente, com a mistura de diversos gêneros musicais, já que o bloco é eclético.

Além do Fulanas e Fulanos, o evento contará com a Bateria Ritimão Gaviões da Fiel Torcida,  DJ Dhupan, Popó do Cavaco e Gurizada do Samba, Daniluk e Pegação do Piseiro.

“Todos foram convidados por mim. A Daniluk já participou durante a campanha da violência contra a mulher na filmagem de uma reportagem para a TV. A Gaviões da Fiel sempre foi uma vontade nossa de trazer para um evento. Tenho amigos na escola e isso facilitou a parceria. Mesmo um dia após o desfile da escola e a agenda lotada. Popô conheci pelo Instagram e gostei do trabalho, fiz o convite e ele aceitou.  O Dj Duphan foi indicação do Popô”, destaca.

Marcia afirma que muitos artistas ficaram de fora devido a ser apenas dia de festa. Entretanto, para 2025 a expectativa e realizar dois dias de folia. Para este ano já está no forno o projeto do Festival Fulanas.

“O Extravasa é liberdade. Uma forma de extravasar e mostrar que Diadema tem representantes em cada segmento, seja samba, pagode, música eletrônica, forró ou na loucura da bateria de um bloco como o Fulanas & Fulanos. Sempre digo que somos grito de liberdade.”

Serviço – Extravasa Diadema

Quando: domingo (11),  a partir das 15h

Onde: Praça Lauro Michels  Avenida Fábio Ramos Esquível, Centro, Diadema

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.