Os campeões estão de volta! Marcelo Hahn e Allam Khodair voltarão a disputar a GT Open em 2024. A dupla que conquistou o título da temporada 2020 do campeonato europeu de carros de Gran Turismo a bordo da icônica Mclaren 720s na categoria PROAM agora vai em busca do bicampeonato a bordo de uma nova supermáquina: a Ferrari 296 GT3, preparada pela equipe Italiana AF Corse.
“A Ferrari foi o meu primeiro GT3 e voltar a acelerar uma Ferrari é algo que me deixa muito empolgado. Volto bem mais experiente e com muita vontade de buscar novamente o título desta competição fantástica. Colecionamos muitas vitórias, vencemos o campeonato e temos excelentes lembranças de tudo o que vivemos na Europa. Agora vamos buscar alcançar tudo isso de novo. Com um novo carro e uma nova equipe, queremos escrever uma nova e vitoriosa história”, afirmou Marcelo Hahn.
Com mais de 300 corridas, Hahn começou sua história nos carros de Gran Turismo em 2005, no Trofeo Maseratti. Anos depois, em 2008, fez sua estreia a bordo de um modelo GT3: a Ferrari F430 na disputa do extinto GT Brasil. Foi justamente ali que iniciou sua parceria com Allam Khodair. Ao lado do Japonês Voador, Hahn venceu o sul-americano de GT, a GT Open e colecionou mais de 100 troféus em competições como Porsche Cup Brasil, Mercedes Benz Challenge, Endurance Brasil, Pirelli World Challenge, FARA e outras.
A Ferrari 296 GT3 será o terceiro modelo diferente que Hahn e Khodair irão acelerar na GT Open. A dupla da Blau Motorsport disputou o campeonato pela primeira vez em 2017 a bordo de uma Mercedes AMG GT3. Com o carro então preparado pela Drivex, venceram uma corrida e subiram ao pódio em outras quatro oportunidades logo na temporada de estreia. No ano seguinte, conquistaram o terceiro lugar do campeonato com três vitórias e dois pódios.
A era da Mclaren começou em 2019. No primeiro ano, ainda se adaptando ao novo carro, Hahn e Khodair subiram ao pódio três vezes, conquistaram duas vitórias e terminaram o campeonato novamente na terceira colocação. O título veio no ano seguinte, com duas vitórias e cinco pódios.
“Já estou até ansioso para voltar a acelerar em pistas onde conquistamos grandes resultados, como Monza, Barcelona, Hungaroring e tantas outras. Só tenho a agradecer ao Marcelo por mais uma temporada ao lado dele. Já são 17 anos acelerando juntos, o que faz de nós a dupla de pilotos mais longeva do automobilismo brasileiro e talvez até mundial. E a cada ano temos um desafio diferente. Voltamos para brigar pelo bicampeonato vamos buscar isso desde a primeira corrida”, disse o Japonês Voador.
Ugo Maciratini, chefe de equipe da AF Corse – equipe responsável pela preparação da Ferrari 296 GT3 – também está empolgado com o retorno dos brasileiros campeões de 2020: “Sempre admirei o Marcelo e o Allam desde os primeiros anos deles aqui na GT Open. São muito competitivos e será um prazer ter pilotos renomados como eles no nosso time. Nosso objetivo é o título e para isso queremos fazer um campeonato consistente, pensado etapa a etapa”.
O primeiro contato da dupla da Blau Motorsport com a Ferrari está marcado para acontecer entre os dias 11 e 13 de Março, durante os testes oficiais de pré-temporada, em Barcelona. Já a primeira etapa do campeonato acontece no dia 28 de abril, no autódromo de Portimão, em Portugal.
Confira o calendário da GT Open 2024:
28/04 – Portimão (POR)
12/05 – Hockenheim (ALE)
26/05 – Spa Fracorchamps (BEL)
23/06 – Hungaroring (HUN)
21/07 – Paul Ricard (FRA)
15/09 – Red Bull Ring (AUT)
29/09 – Barcelona (ESP)
20/10 – Monza (ITA)
Fonte: Império Agecom