Varejistas devem apostar em vendas personalizadas e em experiências omnichannel para ‘fisgar’ de vez o consumidor, que está cada vez mais exigente e busca qualidade acima de tudo; Rodrigo Garcia, diretor da Petina Soluções em Negócios Digitais, indica essas e outras estratégias
Com o cenário varejista online cada vez mais competitivo, os lojistas precisam, mais do que nunca, fugir do mais do mesmo e entregar experiências de qualidade, que atendam de fato o que o cliente busca. Sendo assim, é preciso investir em personalização e em outras estratégias que proporcionem a melhor experiência possível, aproveitando o Dia do Consumidor.
Segundo levantamento recente feito pela NuvemShop, as vendas na data – comemorado em 15 de março- somaram R$ 37,4 milhões somente no segmento de vendas online, em 2023. “O Dia do Consumidor é de extrema importância para o varejo online e representa uma oportunidade para as empresas se destacarem em um mercado cada vez mais disputado. Com o crescimento contínuo do comércio eletrônico, essa data se torna ainda mais relevante, dando chance para que as marcas se conectem de forma significativa com os consumidores, por meio de promoções atraentes, experiências personalizadas e um atendimento excepcional” comenta Rodrigo Garcia, diretor da Petina Soluções em Negócios Digitais.
Estudo sobre as tendências sobre o consumo digital, realizado pela Opinion Box em 2023, aponta que 58% dos consumidores consideram que os valores são mais acessíveis nas compras via e-commerce e por isso dão preferência à modalidade.
Pensando em tirar o melhor proveito dessa data, Garcia listou 5 estratégias para não apenas atrair, mas também reter os consumidores online:
Vendas personalizadas
Em um mercado saturado, a personalização se tornou uma aliada indispensável. “A personalização é a chave para se destacar em um mercado com ampla concorrência. Hoje, os consumidores buscam mais do que simples compras, eles desejam sentir que são valorizados e compreendidos como indivíduos”, destaca o Garcia. “Ao oferecer experiências personalizadas, desde recomendações de produtos e ofertas exclusivas com base nos históricos de compra, as marcas mostra que conhece o cliente e passa a construir um bom relacionamento” completa.
A personalização não se trata apenas de adaptar ofertas, mas de demonstrar um genuíno interesse nas necessidades e preferências de cada comprador. “Essa abordagem não apenas aumenta a satisfação do cliente, mas também fortalece a fidelidade à marca ao longo do tempo”, acrescenta o executivo.
Experiência omnichannel integrada
A integração entre os canais online e offline é outro aspecto importante para atender às expectativas do consumidor moderno. Garantir uma experiência consistente e conveniente, independentemente do canal utilizado, fortalece o relacionamento com a marca.
“A abordagem omnichannel não é apenas atender, mas encantar o cliente em cada ponto de contato. O vendedor tem que se preocupar em conectar os mundos online e offline, para proporcionar uma experiência positiva contínua”, explica Garcia.
Agilidade e empatia ao atender cliente
Para alcançar a excelência no atendimento ao cliente, é fundamental investir em recursos que garantam interações ágeis e soluções eficientes para problemas do consumidor. “Por meio de treinamentos especializados, os colaboradores podem adquirir habilidades essenciais para lidar com diversas situações, demonstrando empatia e proatividade com o cliente”, diz o especialista.
Programas de fidelidade
Se bem elaborados, tais programas não apenas incentivam a repetição de compras, mas também fazem com que o cliente se sinta especial e valorizado. “Os programas de fidelidade são uma forma simples e eficaz de construir relacionamento com os clientes. Ao oferecer brindes atrativos e acesso exclusivo a benefícios, constrói-se uma relação de confiança que se reflete em cada interação”, pontua Garcia.
Atenção ao feedback dos clientes
Ouvir atentamente o feedback dos clientes e agir proativamente para resolver quaisquer problemas ou lacunas é fundamental para manter a relevância e a competitividade do negócio. Isso porque demonstrar um compromisso genuíno com a satisfação do cliente fortalece o elo e constrói lealdade ao longo do tempo.
“Receber e avaliar continuamente o feedback dos clientes é um passo indispensável para aprimorar os produtos e serviços. Ao ouvir atentamente as opiniões e agir de forma eficiente para resolver qualquer problema detectado é uma das principais medidas que levam ao sucesso e à longevidade”, finaliza o especialista.
Sobre a Petina– Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. São mais de 600 clientes atendidos, sendo de segmentos diversos, como Nike, Scala, Lupo, Guess, Puket, entre outras. Eleita melhor consultoria pelo Mercado Livre em 2021 e 2022. Responsável pela gestão de mais de R$ 60 milhões de vendas mensalmente nos marketplaces e e-commerces próprios. Seu objetivo principal é apoiar as empresas na digitalização do negócio com foco em performance em vendas com eficiência operacional.
Fonte: Make Buzz Comunicação