Com a implementação do EDI PDF Connect Neogrid foram solucionados atrasos e riscos de ruptura, além da ocorrência de erros e demora para lidar com a falta de itens ou variação nos pedidos
A Solar, importante fabricante da Coca-Cola no Brasil, enfrentava desafios significativos relacionados ao tempo de processamento, distribuição de trabalho e integração de parceiros vitais à sua malha. Com o objetivo de simplificar e revolucionar os processos operacionais da companhia, a Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, com o apoio da parceira BR Mundi, implementou a solução EDI PDF Connect para padronização e total cobertura para controle de pedidos recebidos via WhatsApp ou e-mail, otimizando o tempo de processamento de mais de 40 lojas de 4 horas semanais para apenas 10 minutos.
Esses déficits processuais resultavam em atrasos, riscos de ruptura, erros nos pedidos e impactos diretos no faturamento mensal. Em períodos de alta demanda, a Solar dependia do apoio dos vendedores para a inclusão eficiente de pedidos, aumentando a complexidade operacional.
Focando inicialmente em 20 parceiros, entre os quais o maior cliente fora da malha Neogrid, que demandava mais de 4 horas por semana para a inserção manual de pedidos, a abordagem consistiu em permitir que clientes e vendedores enviassem pedidos por PDF diretamente para um e-mail centralizador.
Além de receber esses e-mails, a solução da Neogrid os converte automaticamente em pedidos, integrando-os ao sistema de troca eletrônica de dados (EDI) e à malha específica. A Solar dedicou esforços à homologação e forneceu exemplos de documentos em formato PDF para assegurar a eficácia do projeto.
“Os resultados foram notáveis e efetivos, com o primeiro parceiro alcançando a operação total em questão de semanas”, afirma Helder Mendes, Gerente Executivo de Produto da Neogrid. “Ao superar esse marco com os primeiros 20 parceiros, viabilizamos à Solar a oportunidade de expandir sua implementação para outras regiões, abrangendo todos os perfis de parceiros e consumidores.”
Redução dos custos e simplificação da interação
Os benefícios da solução EDI PDF Connect Neogrid não se limitam à agilização do processo e ao aumento da produtividade: sua implementação também possibilita a redução de custos operacionais e a simplificação da interação entre clientes, vendedores e a Solar.
“Conseguimos consolidar a Solar como referência no setor e mais um caso de sucesso, ao mesmo tempo em que destacamos a importância de soluções inovadoras para otimizar o mercado”, explica Mendes.
Sobre a Solar
A Solar é a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil e uma das 15 maiores fabricantes do Sistema Coca-Cola no mundo. Uma das dez maiores empresas do Nordeste e uma das maiores empresas de bens de consumo do país.
Com capacidade para produzir mais de três bilhões de litros de bebida/ano para atender a aproximadamente 400 mil pontos de venda, a Solar possui cerca de 15 mil colaboradores distribuídos por suas 13 fábricas e 44 Centros de Distribuição, em uma área territorial que representa 70% do Brasil, atuando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins.
É uma companhia que tem como propósito ser uma empresa que tem paixão na distribuição de sorrisos e excelência na produção e na distribuição de bebidas!
Sobre a Neogrid
A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 24 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas. https://www.neogrid.com/
Fonte: RPMA Comunicação