Com o propósito de promover o acesso à produção cultural, um dos maiores eventos multiculturais de Santa Catarina transformará a cidade em um grande palco nos dias 22, 23 e 24 de março. Nomes como Pitty, Maria Rita e Pato Fu também estão na programação

Há 10 anos a capital catarinense tem um final de semana dedicado à cultura. Apostando na importância da formação de plateia, da democratização do acesso e da valorização da produção artística regional e das tradições locais, a Maratona Cultural de Florianópolis se consolida como um dos maiores eventos multiculturais de Santa Catarina. Para esta 10ª edição, 379 ações culturais serão realizadas gratuitamente, em 15 bairros e 81 espaços, totalizando mais de 50 horas de programação. 

Como um dos propósitos é a valorização da produção artística local, a iniciativa celebra os 351 anos de Florianópolis homenageando a renomada artista plástica Eli Heil, em um gesto de reconhecimento à sua contribuição para a arte de Santa Catarina e do Brasil. Dentre tantas conquistas, a artista foi a catarinense que mais expôs no Museu do Louvre, em Paris, por exemplo.  Além disso, as manifestações artísticas regionais estarão presentes em diversas linguagens: na música, teatro, cinema, dança, intervenções artísticas e muito mais. 

 

Valorização local e formação de plateia

Nos últimos anos, a tradição açoriana do boi-de-mamão tem conquistado novamente as crianças que moram na Ilha com suas histórias repletas de personagens lúdicos, como a Bernunça e a Maricota. Para dar ainda mais espaço à tradição, a Maratona Cultural fará um inédito cortejo com diversos grupos de Boi de Mamão existentes na cidade, saindo às 16h, do Largo da Catedral, bem no centro da cidade, no 23/03, e com todos os integrantes se encontrando na Arena Claro, no Parque Metropolitano Francisco Dias Velho, para uma grande roda de Bois de Mamão. 

 

No Espaço Maratoninha infantil, ao longo dos três dias de evento, as crianças poderão aproveitar uma série de brinquedos, atividades lúdicas, apresentações de teatro, música, cinema, contação de histórias, oficinas e ainda conhecer um pouco mais sobre as tradições da Ilha com a Roda de Rendeiras, no sábado (23), das 10h às 13h. “Este espaço tem um papel essencial em nosso evento, pois desde a segunda edição destacamos a importância de fomentar o contato das crianças com a cultura. É um caminho que precisa ser nutrido eformado ao longo dos anos. Sabemos que, hoje, muitos que acompanham a nossa programação tiveram seu primeiro contato com as artes aqui na Maratoninha Cultural”, destaca Paula Borges

Também tradicional na cultura açoriana, o benzimento voltou às graças dos moradores da Ilha, muito em parte pela atuação da Camila Gomes Benzedeira. Considerada a benzedeira mais jovem de Florianópolis, Camila conduzirá um ritual de benção, no domingo (24), às 9h, na emblemática Praça XV. 

Mais da cultura e da história da Ilha de Santa Catarina serão apresentadas nas visitas guiadas que integram a programação da Maratona Cultural de Florianópolis, repetindo o sucesso das outras edições. Na sexta-feira (23), às 22h30, o Guia Manezinho estreia o roteiro “Uma noite no Museu Florianópolis: histórias e lendas da Ilha”, com roteiro dentro do Museu, dedicado à história da cidade. Já no sábado (23), às 22h, é a vez do roteiro “Uma noite na casa da Memória”. Para fechar a agenda com o Guia Manezinho nesta Maratona Cultural de Florianópolis, no domingo (24), às 15h30, é a vez do “Tour Literário”, com foco na história da Ilha contada por diversos livros e autores. A caminhada cultural “Caminho da Negritude” será conduzida pelo guia Rafael Freitas e levará o público para uma uma viagem imersiva às histórias de luta, resistência e conquistas dos moradores da comunidade mais negra de Florianópolis. 

 

Intercâmbio com artistas do Brasil

Para botar mais brasilidade na programação, a Maratona Cultural de Florianópolis promove um verdadeiro intercâmbio e receberá atrações de sete Estados do Brasil, com apresentações em diferentes linguagens culturais. Maria Rita, Pitty, Pato Fu e Boogarins, banda goiana que trará projeto especial em homenagem ao “Clube da Esquina”, fundado por Milton Nascimento e Lo Borges, na década de 60, se apresentarão o em um novo espaço pensado especialmente para o evento: a Arena Claro – Palco Eli Heil, que será montada em uma área até então subaproveitada no centro da cidade e que se tornará no principal ponto de encontro do público. “A Maratona Cultural de Florianópolis é uma verdadeira celebração da nossa identidade e diversidade cultural. Ao longo de dez edições, temos o orgulho de promover o acesso gratuito à cultura, contribuindo para o desenvolvimento cultural sustentável da nossa cidade. A programação é composta por artistas oriundos de 7 Estados, sendo 13 de cidades catarinenses e 10 de outras cidades do Brasil, o que endossa uma dos nossos principais propósitos: valorizar a produção artística de Santa Catarina”, destaca Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural. 

 

Para mais informações, programação completa e atualizações, visite o site oficial: www.maratonacultural.com ou o instagram @maratonacultural2024

A Maratona Cultural de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural. Apoio: Baía Sul, CDL, Corporate Park, Armazém Rita Maria; Apoio Cultural: Ibagy, Passeio Primavera, Floripa Airport, Habitasul. Patrocínio: Engie, Softplan, Jeep DVA, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis. Incentivo: Bistek, Cassol, Kairós e Claro, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.