As oportunidades internacionais ampliam a educação, o acesso a diferentes culturas, uma nova língua e tudo isso pode acelerar a carreira para além das fronteiras brasileira.
Estudar fora do Brasil está cada vez mais ao alcance de quem sonha com uma graduação internacional. Com custos comparáveis aos de universidades privadas renomadas no Brasil, como a FGV ou a PUC, países como Estados Unidos, Portugal, Alemanha e Irlanda se destacam não só pela qualidade educacional, mas também pelas oportunidades únicas de desenvolvimento profissional e pessoal.
O Salão do Estudante, evento crucial para quem busca informações sobre estudos no exterior, promete este ano uma edição cheia de oportunidades. A feira, que contará com a presença de representantes de 35 universidades americanas e instituições de outros países, incluindo Alemanha, Portugal e Irlanda, oferece um panorama das opções educacionais globais e das vantagens de cada destino.
Os Estados Unidos oferecem uma experiência educacional reconhecida globalmente, mas quando comparamos com o cenário educacional brasileiro, em termos de custo, surgem algumas perspectivas interessantes. Instituições de ensino superior nos EUA, como o Valencia College na Flórida, por exemplo, podem ter taxas universitárias anuais em torno de U$14 mil equivalente a cerca de R$75 mil. Este valor está na faixa de mensalidades de cursos em universidades privadas de prestígio no Brasil, como a Fundação Getulio Vargas (FGV) ou a Pontifícia Universidade Católica (PUC).
O custo adicional com moradia e alimentação no exterior pode elevar significativamente o valor necessário, no entanto no Brasil, esses custos também são relevantes, principalmente pelo fato de as principais universidades estarem nos grandes centros, mais caros que a média do país. Por exemplo, enquanto um estudante nos EUA pode gastar entre U$700 a U$2 mil por mês em moradia, no Brasil, o custo de moradia para um estudante pode variar de mil a R$4mil mensais, dependendo da localização e do tipo de acomodação.
PORTUGAL
Além da língua, Portugal oferece vantagens para brasileiros. Na Universidade de Coimbra, uma das mais antigas e prestigiadas instituições de ensino da Europa, estudantes brasileiros encontram uma estrutura acolhedora e custos acessíveis. O processo de candidatura para graduação na UC começa com uma taxa de 50 euros, e, uma vez aceitos, os estudantes enfrentam uma anuidade de sete mil euros, que pode ser parcelada.
A universidade oferece moradia em residências estudantis por aproximadamente 190 euros mensais, um valor competitivo considerando o custo de vida em Coimbra. Adicionalmente, os estudantes até 23 anos beneficiam-se do transporte gratuito no serviço municipal, e a alimentação é igualmente acessível nos refeitórios da universidade, com refeições custando cerca de 2,40 euros.
A Universidade de Coimbra não só é reconhecida pela sua excelência acadêmica, mas também pela sua abertura a estudantes internacionais, especialmente brasileiros, que agora ultrapassam 2600 em número. A instituição foi a pioneira em Portugal a aceitar o ENEM, facilitando o ingresso de estudantes brasileiros desde 2014.
ALEMANHA
A Alemanha, país de honra do Salão do Estudante 2024, é conhecida por suas universidades técnicas e fortes vínculos com a indústria. O país oferece uma opção educacional econômica, com taxas semestrais que incluem transporte público, custando cerca de 350 a 1.200 euros, dependendo do estado e do tipo de curso.
O custo de vida médio é de aproximadamente 950 euros mensais. O sistema educacional alemão exige um curso preparatório para estudantes internacionais, com oportunidades de trabalho limitadas a 120 dias por ano.O processo de admissão na Alemanha pode exigir cursos preparatórios como o Studienkolleg, ao contrário do Brasil, onde o ENEM domina o ingresso em universidades públicas.
IRLANDA
Ao explorar as oportunidades educacionais na Irlanda, um dos pontos mais atrativos para estudantes internacionais é a flexibilidade de trabalho e a possibilidade de permanecer no país após a conclusão do curso. Na Irlanda, precisam investir entre 10 mil e 20 mil euros anualmente em sua educação, um valor que reflete a alta qualidade e o prestígio global das instituições de ensino. O alto valor, por outro lado, tem vantagens como a chance de trabalhar até 20 horas por semana durante o período letivo e até 40 horas durante as férias.
Este regime de trabalho não apenas ajuda a suportar financeiramente a estadia na Irlanda, mas também oferece valiosas experiências profissionais em um contexto internacional. A política de ‘stay back’ é outro diferencial significativo, permitindo que graduandos e pós-graduandos fiquem no país por até dois anos após a conclusão dos estudos. Essa oportunidade é crucial para a transição dos estudantes para o mercado de trabalho local, fornecendo tempo adicional para encontrar emprego, ganhar experiência profissional relevante e estabelecer uma carreira na Irlanda.
SERVIÇO:
Salão do Estudante 2024
São Paulo – 16 e 17 de março
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – 5º andar
Endereço: R. Frei Caneca, 569 – Bela Vista
Horário: 14h às 18h30.
Rio de Janeiro, Copacabana – 19 de março
Local: Hotel Fairmont Rio de Janeiro
Endereço: Av. Atlântica, 4240 – Copacabana
Horário: 15h às 18h30
Rio de Janeiro, Barra – 20 de março
Local: Windsor Barra
Endereço: Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca
Horário: 15h às 18h30.
Brasília – 22 de março
Local: Centro de Convenções Brasil 21
Endereço: SHS Q06, L01, Cj. A, Setor Hoteleiro Sul
Horário: 14h às 17h30
Salvador – 24 de março
Local: Fiesta Convention Center
Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 741 – Itaigara
Horário: 14h às 17h30.
Campinas – 26 de março
Local: Vitória Hotel Concept Campinas
Endereço: Av. José de Souza Campos, 425 – Nova Campinas
Horário: 14h às 17h30.
Curitiba – 27 de março
Local: Qoya Hotel Curitiba
Endereço: Av. Sete de Setembro, 4211 – Batel
Horário: 15h às 18h30.
Fonte: Rojas Comunicação