“Toda Forma de Amor é Para Se Orgulhar” apresenta mitos e verdades sobre a saúde de homens gays / Coordenadoria realiza diversas ações ao longo de todo o ano

O dia 25 de março, Dia Nacional do Orgulho Gay, é uma data para lembrar a mobilização e a luta pela igualdade de direitos de homens que amam outros homens, sejam cis ou trans. É um dia voltado à celebração daqueles que se orgulham em assumir sua sexualidade.

Homens gays enfrentam cotidianamente preconceitos e discriminações por conta de uma sociedade que não está preparada para conviver com as diversidades sexuais e de identidades de gênero. A homofobia provoca efeitos sociais devastadores, desde a violência simbólica, com segregação, marginalização e ausência dos vínculos familiares e de amizade, até a violência física e a violência extrema, como assassinatos.

“É preciso celebrar o orgulho de sermos quem somos, da forma que somos, mas sem perdermos a perspectiva da luta de sempre defender o respeito à diversidade e o direito de todos,” explica Robson de Carvalho, coordenador da Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades (CPOCD). “Para isso, estamos lançando neste dia 25 a campanha “Toda Forma de Amor é Para Se Orgulhar”, que apresenta mitos e verdades da saúde da população gay, uma campanha permanente pelo direito à vida e ao respeito.”

Diversidades

Ao longo de todo o ano, a CPOCD realiza ações referentes a cada comunidade abarcada pela sigla LGBT+, como para o Dia da Visibilidade Trans, Dia da Visibilidade Lésbica, Dia da Visibilidade Bissexual, Dia do Orgulho LGBT+, além de celebrar transmasculinidades, travestilidades e intersexualidades.

Além disso, são realizadas periodicamente formações de sensibilização com funcionários públicos de todas as secretarias acerca dos direitos e particularidades da população LGBT+. A cidade também conta com um Ambulatório DiaTrans, especializado na saúde integral de homens e mulheres trans e travestis, que é referência na região.

Em 2024, Diadema já prestou auxílio para a mudança de nome de homens trans, mulheres trans e travestis e já deu início à organização da II Conferência Municipal LGBT+ de Diadema, que acontecerá em junho.

Em maio, mês de Luta Contra a Homofobia, a CPOCD fará mais uma etapa da Campanha “Diadema de Todos”, com a distribuição de cerca de 200 cartazes divulgando as leis municipal e estadual contra a homofobia em estabelecimentos comerciais e equipamentos públicos da cidade. E, em junho, Diadema dará apoio ao movimento social LGBT+ da cidade em mais uma edição do Grito da Diversidade, que marca todos os anos o Mês do Orgulho, na Praça da Moça.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.