Somente neste início de ano, a Unipar – líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul – recebeu quatro turmas do Senai para visitas à unidade fabril da companhia localizada em Rio Grande da Serra (SP). Por meio do programa Fábrica Aberta, os participantes conhecem de perto como a companhia produz no mais alto padrão de qualidade e segurança e em harmonia com o meio ambiente. No período, mais de 120 alunos participaram das visitações.
Referência no turismo industrial, o Fábrica Aberta desperta a curiosidade de diversos perfis de visitantes. Desde sua criação, em 1985, mais de 128 mil pessoas já passaram pelas fábricas da companhia, com destaque para moradores das comunidades locais; alunos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em parceria com Programa de Turismo Industrial e de Inovação de Santo André; um Grupo de Pesquisadores e Professores participantes do Evento ISE 2023 (Simpósio Internacional de Energia), da Universidade Federal do ABC.
No dia 26 de março, alunos e professores do curso técnico em química do Senai Mário Amato participaram da visita ao programa. “O Fábrica Aberta foi uma oportunidade de muito aprendizado. Gostei muito da visita e espero poder voltar aqui mais vezes”, disse a aluna Katherine de Araujo Ferreira. Também satisfeita com a experiência, a professora Alessandra Rodrigues, agradeceu a oportunidade de levar os alunos para conhecer a empresa. “Ficamos muito felizes com a visita e ainda mais por encontrar e ter o reconhecimento dos nossos ex-alunos que trabalham aqui”, afirma.
“Temos o propósito de sermos confiáveis em todas as nossas relações e o Fábrica Aberta é um exemplo dessa relação de confiança e transparência com a comunidade e a sociedade como um todo. É um prazer enorme receber alunos de cursos voltados para a área de atuação da companhia. Acreditamos que esses jovens são o futuro e é muito satisfatório contribuir com seu aprendizado”, afirma Pedro Röhl, diretor da Unipar Santo André.
O programa é realizado em todas as unidades da Unipar – em Santo André e Cubatão, no Brasil, e em Bahía Blanca, na Argentina – e os interessados podem agendar suas visitas pelo site. A ação é coordenada por monitores especializados e conta também com um time de colaboradores aposentados da Unipar que explicam com propriedade o processo de produção das fábricas.
Sobre a Unipar
A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo uma nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.
Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.
Fonte: Giusti Comunicação