Durante dois dias, Agentes de Combate de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde vão percorrer as regiões do Parque São Vicente e da Chácara Maria Aparecida
As equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mauá programaram dois dias de atividades de combate à dengue, incluindo a sexta-feira (05/04) e sábado (06/04), integrando a programação do Dia D de Vacinação contra a Influenza.
Na sexta-feira, as equipes de agentes de endemias, que há um mês vistoriam e fazem o trabalho informativo sobre a prevenção à dengue para os moradores do Parque São Vicente e imediações, se reúnem com agentes de Santo André para percorrer a área da divisa entre os dois municípios, a partir das 8h.
Já no sábado, as equipes vão fazer uma varredura contra a dengue no Jardim Feital, na região da Chácara Maria Aparecida e no entorno do Jardim São João, com agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, além do reforço do trabalho em conjunto com diversos setores da administração municipal.
O combate à dengue deve ser um compromisso de todos e a Prefeitura de Mauá tem feito a sua parte de forma permanente. Desde 08 de fevereiro está vigente o Plano Municipal de Contingência para o Enfrentamento das Arboviroses. Toda semana, o colegiado se reúne para avaliar a situação em todos os territórios e traçar novas estratégias.
Ao longo de todo o ano, os Agentes de Combate de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, percorrem o município orientando moradores sobre a necessidade de acabar com os potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. Em 2024, já foram realizadas 32.385 mil visitas, que dependem muito da disponibilidade e da aceitação de cada morador, em abrir as portas de suas casas para os profissionais de saúde. 22.728 foram exitosas e outras 9.657 foram recusadas ou aos imóveis estavam fechados.
Os agentes fazem ações de bloqueio da transmissão, num raio de 200 metros de onde foram registrados casos suspeitos de dengue pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Moradores são orientados a tampar as caixas d’água, verificar as calhas, virar as garrafas com a boca para baixo, entre outras ações.
Até o momento, Mauá tem 2332 casos confirmados de dengue e um óbito.