Votação vai ocorrer no dia 26 de abril; participantes desafiam estereótipos estereótipos e preconceitos estabelecidos pela sociedade
O Conselho da Pessoa Idosa de Diadema realizará a votação do concurso “Miss e Mister Melhor Idade”, que vai selecionar o próximo representante da terceira idade do município. Com 27 participantes, a escolha acontecerá dia 26 de abril e poderá ser realizada pelo site da Prefeitura.
De acordo com a coordenadora do Conselho da Pessoa Idosa de Diadema, o objetivo do concurso é desmistificar os estereótipos atribuídos à essa classe social. “Buscamos desconstruir a cultura do preconceito contra a velhice e fortalecer a autoestima das pessoas na terceira idade”, afirmou. “Queremos, também, visibilizar a o idoso para a sociedade, mostrando que ainda é possível realizar muitos sonhos”, complementou a coordenadora.
João Avelino, de 77 anos, apontou a possibilidade de se ver como cidadão novamente. “Eu adoro participar desses concursos, é uma boa oportunidade para a nossa inclusão na sociedade. Somos muito marginalizados quando atingimos a velhice”.
Maria das Graças Marciano, de 72 anos, evidenciou a questão da beleza idosa sendo simbolizada na cidade. “Quando atingimos uma determinada idade, a população começa a nos rotular, isso é desgastante”, explicou. “Uma atividade dessas levanta nossa autoestima e faz com que nos enxerguemos diferente do que ouvimos todos os dias”, completou Maria.
Pepita, de 75 anos, compartilhou sua história e a importância desse projeto para a sociedade. “Minha família participa desde o começo desse concurso e, por conta disso, faço parte desse mundo de Miss”, afirmou. “Esse projeto representa nossa luta na sociedade e permite que a população tenha conhecimento dessa causa que lutamos há anos”, finalizou a concorrente.