Novo local para observação infantil está adequado para receber pacientes mirins; Agora, equipe se concentra nas adaptações do 2º andar do Pronto Socorro Central
O setor de observação pediátrica, localizada no 2º andar do Pronto Socorro Central (PSC) de Diadema, passou a funcionar no 1º pavimento, devido às adequações de ampliação do número de leitos de internação e implementação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro. A mudança é temporária durante o período das obras do setor de internação infantil, afim de não interromper o atendimento às crianças neste período de aumento das demandas respiratórias.
Os leitos foram realocados por setores para melhor funcionalidade, tanto em estrutura física como no atendimento. Antes da mudança, os leitos eram divididos entre internação (2º andar) e observação para estabilização e posterior reavaliação médica (com alta ou internação propriamente), no 1º andar.
A gerente do PSC, Camilla Giusti, explica que agora o atendimento está dividido em quatro setores, por cores: vermelho ou emergência, destinado a pacientes graves; amarelo, para crianças com quadro de gravidade moderada; verde, com risco de gravidade leve; e azul, sem risco e observação temporária.
“Com isso, fica mais claro para onde deve ser encaminhado o paciente de acordo com o risco que ele apresenta. É mais funcional e aproveita a estrutura já existente e que não será modificada”, detalha. “Os setores amarelo e vermelho se mantém próximos devido a possível necessidade de cuidados intensivos e suporte ventilatório contínuo”, afirma Camilla.
A reforma do setor de pediatria deve durar aproximadamente um mês. Com a conclusão desta etapa, o setor de internação infantil retornará ao seu local de origem.
Na área destinada a crianças, serão adquiridos novos móveis e a pintura receberá motivos infantis.
Nova Unidade
Com o objetivo de não impactar o atendimento dos pacientes, a equipe atua em várias frentes e nos diferentes andares, já que mais de 470 pessoas passam pelo no PSC diariamente.
O atendimento na nova UPA continuará a ser 24h, com exames laboratoriais e raio-x digital e haverá ampliação de 43 para 61 a quantidade de leitos (adulto e infantil). A previsão é a de mais de 15 mil atendimentos por mês, entre consultas e procedimentos, tanto para observação e internação nos setores adulto e pediátrico.
A implementação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Centro vai qualificar o atendimento em urgência e emergência e faz parte da remodelação da saúde da cidade que vem sendo realizada desde o início da gestão. Outra UPA está sendo construída no bairro Paineiras e a previsão de entrega é até o final de 2024. Já a terceira Unidade de Pronto Atendimento, será no Eldorado. Mais informações em https://portal.diadema.sp.gov.br/obras-das-duas-novas-upas-avancam-em-diadema/.
Serviço:
Pronto Socorro Central (PSC) de Diadema
Rua Tiradentes, 100 – Centro.