Brasileiro fechou participação na terceira etapa do Mundial de Rally Raid em primeiro na etapa de hoje e terceiro lugar na classificação geral
Lucas Moraes finalizou a terceira etapa do Campeonato Mundial de Rally Raid neste domingo (07/04) com vitória na sexta e última especial. Com o resultado, o brasileiro, que é piloto da equipe oficial da Toyota Gazoo Racing, garantiu o terceiro lugar no acumulado geral da prova, subindo ao pódio da prova que passou por Portugal e Espanha.
O trajeto que marcou o último dia de rally foi feito em Grândola, vila portuguesa que sediou o acampamento-base. Ao longo dos 105 km cronometrados do dia de hoje, Moraes e o navegador espanhol Armand Monleón mantiveram um ritmo constante e rápido, liderando boa parte da prova. Foram 46min18s no relógio, superando em 16 segundos a dupla Nasser Al-Attiyah e Edouard Boulanger, vencedores da etapa luso-espanhola.
“Um rally incrível. Foi muito legal poder participar de uma prova como essa, muito emocionante e com tanta gente acompanhando as especiais, milhares de pessoas torcendo para a gente… Ganhar o dia de hoje foi incrível e somamos pontos importantes para o campeonato”, declarou Moraes, que é bicampeão do Rally dos Sertões, e disputa o Mundial com apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley, Zapalla – além de ter levado a marca brasileira de pneus SpeedMax a patrocinar a equipe Toyota, atual campeã da competição.
Rally montanha-russa – Desde o início da corrida, na última quarta-feira, os terrenos do trajeto escolhido pela organização em Portugal e na Espanha se mostraram um desafio até para os pilotos mais experientes. Lucas Moraes começou sua jornada na quarta-feira com um satisfatório terceiro lugar.
O segundo dia foi mais duro com o brasileiro. Porém, na sexta-feira, que contou com o trajeto mais longo do rally, Lucas se recolocou na disputa com mais um terceiro lugar. No quinto dia, os pilotos enfrentaram muita lama no caminho, e Moraes foi apenas o sexto. Mas o brasileiro não se deixou abalar, conquistando a vitória da especial no último dia e deixando Portugal com o terceiro lugar no resultado geral da prova.
A próxima etapa do Mundial de Rally Raid é o Desafio Ruta 40, que acontece na Argentina entre os dias 1 e 7 de junho. Lucas Moraes é o quarto colocado na tabela do Campeonato, com 76 pontos. A liderança está nas mãos do catari Nasser Al-Attiyah, que soma 112.
Resultados deste domingo:
Top-5 da 6ª especial de um total de 6 – Grândola até Grândola – 105 km
1º – Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, 46m18s
2º – Nasser Al-Attiyah (CAT) / Edouard Boulanger (FRA) – Nasser Racing by Prodrive, +12s
3º – João Ferreira (POR) / Filipe Palmeiro (POR) – X-Raid Mini JCW Team, +20s
4º – Lionel Baud (FRA) / Lucie Baud (FRA) – Overdrive Racing, +1min08s
5º – Francisco Barreto (POR) / Carlos Silva (POR) – Francisco Barreto, +1min23s
Top-5 geral da etapa
1º – Nasser Al-Attiyah (CAT) / Edouard Boulanger (FRA) – Nasser Racing by Prodrive, 10h02min57s
2º – João Ferreira (POR) / Filipe Palmeiro (POR) – X-Raid Mini JCW Team, +2min49s
3º – Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, +3min36s
4º – Carlos Sainz (ESP) / Alex Haro (ESP) – X-Raid Mini JCW Team, +6min12s
5º – Yazeed Al Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk – Overdrive Racing, +17min11s
Top-5 do Campeonato Mundial de Rally Raid
1º – Nasser Al-Attiyah (CAT), 112 pontos
2º – Carlos Sainz (ESP), 100 pontos
3º – Yazeed Al Rajhi (SAU), 79 pontos
4º – Lucas Moraes (BRA), 76 pontos
5º – Guerlain Chicherit (FRA), 69 pontos
Fonte: Best PR