Luta antiga da deputada estadual Carla Morando, a nova estação ABC de Santo André foi anunciada pelo Governo do Estado, dia 08/04. Em solenidade na cidade, em comemoração aos 471 anos de Santo André, o governador Tarcísio de Freitas autorizou a elaboração dos projetos para a construção da estação ABC da Linha 10- Turquesa da CPTM- Companhia Paulista de Trens Metropolitanos que vai funcionar no mesmo local da antiga parada Pirelli, desativada em 2006.

“É uma estação que vem sendo demandada há muito tempo e que colocamos como prioridade. Foi um compromisso que nós assumimos e determinamos à CPTM o início imediato dos projetos de engenharia levando em consideração, num primeiro momento, o atendimento à Linha 10 e também possivelmente à Linha 14 que virá e vai sair de Santo André, cortar a zona leste de São Paulo e terminar em Guarulhos”, afirmou Tarcísio.

“Obrigada governador por atender o nosso pedido e garantir para a população a nova estação que atenderá uma demanda estimada de 15 mil passageiros por dia e será 100% acessível e terá itens de conforto e segurança aos passageiros como escadas rolantes e elevadores”, disse a deputada que, em 9 de junho de 2022, reforçou a solicitação para a implantação da Estação de Santo André em agenda, no Palácio dos Bandeirantes, com o então secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, o coordenador de Relações Internacionais da Secretaria, Fernando Hiromito, e o presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro.

A estação ABC ficará entre as estações Santo André e Capuava da Linha 10-Turquesa. Futuramente, ela também será integrada à Linha 14-Ônix, interligando Santo André a Guarulhos. O projeto básico será contratado pela CPTM, com prazo de 18 meses para conclusão. Depois disso, o Estado poderá estabelecer os cronogramas de abertura das licitações para o projeto executivo e execução das obras.

Carla Morando também segue lutando pela implantação da Linha 20 do Metrô que atenderá cerca de 1,3 milhão de pessoas por dia e tem previsão de entrega para 2035. “Desde o meu primeiro mandato, trabalho para implantação desta linha que terá 33 km de extensão, com 24 estações chegando até o ABC, nas cidades de Santo André e São Bernardo. Este é um projeto muito importante que defendemos em nosso mandato por meio da Frente Parlamentar em Prol da Linha 20 do Metrô, na Alesp. Sigo trabalhando para que esse projeto avance com mais rapidez”, disse a deputada.

Principal voz do ABC na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Carla Morando defende a implantação da Linha para atender a população e garantir desenvolvimento para a região. Entre as iniciativas da deputada para garantir a realização da obra estão envio de proposta de emenda ao orçamento de 2024 no valor de R$ 100 milhões para investimento direto nas obras. A parlamentar também fez emenda ao Orçamento de 2021 do Estado, destinando R$ 5,4 milhões para custear os estudos da Linha 20 e emenda ao Plano Plurianual – PPA 2019-2023 para assegurar a viabilidade do projeto de expansão de transporte entre a Capital e o Grande ABC.

Além disso, em 2024, Carla Morando participou das audiências públicas para discussão sobre a obra, e, 2023, participou de audiências com o governador Tarcísio de Freitas, o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve, e o diretor de Engenharia e Planejamento, Marcos Kassab, e pediu celeridade nas obras destacando a importância do Metrô para a região.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.