Evento, que visa incentivar artistas locais, ocorre uma vez por mês desde 2023; músicas retratarão o caráter ambíguo da maternidade
O Centro Cultural do Taboão, em Diadema, recebe no sábado, 20 de abril, às 17h, o evento Movimento MPB, que busca incentivar artistas do município. Com uma hora de duração, o show fica por conta do grupo feminino de samba “Peleja de Dja”, que trará um repertório autoral intercalado entre samba, choro, MPB e música instrumental. O Movimento MPB está na sua nona edição e acontece uma vez por mês desde julho de 2023.
Já se apresentaram os cantores e instrumentistas Vilson Moreno, Mário Deganeli, Melódivas e Lucas Arrais, trazendo diversos gêneros musicais, como gospel, pagode e pop brasileiro.
Deisy Araujo, uma das integrantes do grupo Peleja de Dja, explica que o foco do repertório é homenagear o Dia das Mães (celebrado em maio) e a rotina frenética da maternidade. “Junto com as outras participantes, Rosi Vieira, Manu Mangeth e Marcella Sigoli, cantaremos sobre como ser mãe é uma rotina contraditória e turbulenta”, afirma. “Em questão de segundos, os sentimentos ruins são substituídos pelos bons e vice-versa. É uma montanha-russa e uma constante briga entre a razão e a emoção que deve ser contemplada pelo público”, complementa a artista.
De acordo com Jairton Brandão, coordenador do centro cultural, o objetivo é, também, incentivar o surgimento de novos artistas. “Com essa celebração, queremos deixar claro que as cantoras do município possam se sentir confortáveis para usar qualquer equipamento cultural da cidade”, explicou. “Nossas portas estão abertas para que todos possam se motivar por meio da arte”, finaliza.