499P marcou dobradinha na primeira sessão e fez o primeiro e o terceiro melhores tempos no segundo período; sexto colocado, Augusto Farfus vê chances de pódio na LMGT3
Os primeiros treinos livres das 6 Horas de Ímola, realizados nesta sexta-feira (19) no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, confirmaram o favoritismo da mais famosa das três montadoras italianas correndo em casa.
Na primeira sessão, a Ferrari 499P 83 do trio Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye conquistou o tempo mais rápido, cravando 1:31.347 e velocidade média de 193,5 km/h. O outro bólido da AF Corse, a Ferrari 499P 50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, fez o segundo tempo, com 1:31.503 e média de 193,1 km/h.
Completaram as cinco primeiras posições da classificação geral e da categoria Hypercar o novo Peugeot 9X8 número 93, do trio formado por Mikkel Jensen, Nico Müller e Jean-Éric Vergne, a Lamborghini SC63 #63 da tripulação composta por Mirko Bortolotti, Edoardo Mortara e Daniil Kvyat), e a Ferrari 499P #51 de Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi.
Na LMGT3, os dois Corvettes Z06 LMGT3.R da TF Sport dominaram: o #82 de Hiroshi Koizumi, Sébastien Baud e Daniel Juncadella na primeira posição e o #81 pilotado por Tom Van Rompuy, Rui Andrade e Charlie Eastwood na segunda colocação.
Os dois esportivos americanos foram seguidos pela Ferrari 296 LMGT3 #54 (Thomas Flohr, Francesco Castellacci e Davide Rigon), pela BMW M4 LMGT3 46 (Ahmad Al Harthy, Valentino Rossi e Maxime Martin) e pela Ferrari 296 LMGT3 55 (François Heriau, Simon Mann e Alessio Rovera).
Na segunda atividade do dia, o Porsche 963 pilotado por Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor se meteu entre as duas Ferrari, dessa vez em posições invertidas: Fuoco, Molina e Nielsen, na ponta com a melhor marca do dia — 1min30s957 —, e Kubica, Shwartzman e Ye na terceira colocação.
Atual campeã do FIA WEC, a Toyota Gazoo Racing subiu da nona colocação no primeiro treino – com Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck De Vries – para a quarta, agora com o trio Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa.
Brasileiros avaliam sexta-feira — Augusto Farfus fez o sexto melhor tempo na primeira sessão e o oitavo no segundo na categoria LMGT3. Após o resultado, o piloto da Team WRT demonstrou positividade em relação ao seu BMW M4 LMGT3: “Foi um dia positivo, pois o carro está bem equilibrado. É difícil ter uma leitura real do ritmo de corrida, mas temos chance, sim, de brigar pelo pódio”.
Já Nicolas Costa caiu da décima sexta para a décima oitava de uma sessão para a outra. “Os treinos não foram exatamente animadores. O Balance of Performance vai variando de corrida para corrida, e parece que não estamos com um tão forte nesta segunda etapa. Mas amanhã é o que vale, e estamos analisando o que podemos fazer para melhorar”, avaliou o piloto da United Autosports, que corre de McLaren 720S LMGT3 Evo.
Costa ainda citou um desafio extra de Ímola: “A pista não é tão fácil de passar, então a classificação vai determinar como será a corrida”.
Depois de abrir o calendário no início de março com a disputa da Qatar Airways 1812 Km do Qatar, no Lusail International Circuit, o FIA WEC faz seu primeiro desembarque do ano na Europa para correr as 6 Horas de Ímola, que será disputada no domingo, a partir de 8h (horário de Brasília). Depois do lendário Autódromo de Monza ter sido o palco da categoria entre 2021 e 2023, será a primeira vez que o circuito localizado próximo a Bolonha vai receber uma etapa do Mundial de Endurance.
O BandSports transmitirá a prova pela TV por assinatura (2 janelas: 11:00 até 12:25 e 13:30 até 14:30h) e integralmente por meio do canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no app Bandplay. Nestes, a transmissão começa às 7:30h de domingo. O canal do site Grande Prêmio, no YouTube, transmite ao vivo o treino livre 3, a sessão classificatória, ambas no sábado, e as 6 Horas de Ímola, neste domingo.
FIA WEC, temporada 2024
6 Horas de Ímola, programação (horário de Brasília)
Sábado, 20 de abril
Treino livre 3: 6h10
Classificação LMGT3: 9:45
Hyperpole LMGT3: 10:05
Classificação Hypercar: 10:25
HyperpoleHypercar: 10:45
Domingo, 21 de abril
Corrida: 8h
NÚMEROS GERAIS
Carros: 37
Modelos e versões diferentes: 18
Fábricas inscritas: 14, Porsche, Lamborghini, Ferrari, Toyota, McLaren, Peugeot, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ford, Isotta Fraschini, Alpine (Renault) e Lexus
Equipes: 24
Pilotos: 110
Nacionalidades: 29, França, Itália, Grã-Bretanha, Dinamarca, Bélgica, Suíça, Alemanha, Japão, Estados Unidos, Áustria, Espanha, Holanda, África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Nova Zelândia, Rússia, China, Israel, Indonésia, Omã, Angola, Irlanda, Argentina, Noruega, Bielorrússia, Chile, Polônia
CATEGORIA LMGT3
Carros: 18
Pilotos: 54
Equipes: 12, Heart of Racing Team, Team WRT, Vista AF Corse, United Autosports, Iron Lynx, Proton Competition, Akkodis ASP Team, TF Sport, Iron Dames, Manthey EMA, Manthey Pure Rxcing, D’Station Racing
CATEGORIA HYPERCAR
Carros: 19
Pilotos: 56
Equipes: 12, Cadillac Racing, Porsche Penske Motorsport, Toyota Gazoo Racing, Isotta Fraschini, Hertz Team Jota, BMW M Team WRT, Alpine Endurance Team, Ferrari AF Corse, Lamborghini Iron Lynx, AF Corse, Peugeot TotalEnergies, Proton Competition
MODELOS E VERSÕES CONFIRMADOS
Alpine A424, Aston Martin Vantage AMR LMGT3, BMW M Hybrid V8, BMW M4 LMGT3, Cadillac V-Series.R, Corvette Z06 LMGT3.R, Ferrari 296 LMGT3, Ferrari 499P, Ford Mustang LMGT3, Isotta Fraschini Tipo6-C, Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2, Lamborghini SC63, Lexus RC F LMGT3, McLaren 720S LMGT3 Evo, Peugeot 9X8, Porsche 911 GT3 R LMGT3, Porsche 963, Toyota GR010
CALENDÁRIO 2024 DO MUNDIAL DE ENDURANCE FIA WEC
Data / Etapa / País
02/03 – Qatar Airways 1.812Km do Qatar – Qatar
21/04 – 6 Horas de Ímola – Itália
11/05 – TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps – Bélgica
15/06 – 24 Horas de Le Mans – França
14/07 – Rolex 6 Horas de São Paulo – Brasil
01/09 – Lone Star Le Mans – Estados Unidos
15/09 – 6 Horas de Fuji – Japão
02/11 – BapcoEnergies 8 Horas do Bahrein – Bahrein
Sobre o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA
O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.
O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.
Fotos oficiais do FIA WEC para a imprensa:
https://www.dppi-images.fr/
Usuário: MediaWEC
Senha: Media2024!
Siga no X (ex-Twitter) @fiawec, Instagram em @fiawec_official e “curta” FIA WEC no Facebook – www.facebook.com/fiawec
Site oficial – www.fiawec.com
Site oficial: https://
Instagram: https://www.instagram.com/
Facebook: https://
Assessoria de Imprensa
Luiz Alberto Pandini/Rodolpho Siqueira/Fernando Silva/Ana Oliveira/Rodrigo Mora
Luiz Alberto Pandini – (11) 99122-6260 – pandini@maisbrasil.com.br
Rodolpho Siqueira – (11) 95472-0163 – rodolpho@maisbrasil.com.br