Surpresa em Xangai na Classificação Sprint
O primeiro dia do GP da China foi repleto de ação, com muitas surpresas especialmente na parte final da Classificação Sprint. Depois que algumas gotas de chuva começaram a cair no final do Q2, a parte final foi disputada em pista completamente molhada e com superfície muito escorregadia. Isso produziu oito minutos espetaculares e emocionantes, com saídas da pista, grandes correções nos volantes, ótimo controle de carro, tudo terminando com uma ordem de grid bastante incomum. Na verdade, Lando Norris vai começar a Corrida Sprint na pole em sua McLaren, com a Mercedes de Lewis Hamilton ao seu lado. A segunda fila tem Fernando Alonso (Aston Martin) com Max Verstappen (Red Bull) lhe fazendo companhia, enquanto Carlos Sainz garantiu que os cinco primeiros contassem com cinco marcas diferentes. Para a alegria da multidão, que lotou a arquibancada principal do Circuito Internacional de Xangai, o primeiro piloto de Fórmula 1 da China, Guanyu Zhou, chegou ao Q3 e ficará no décimo lugar no grid.
O DIA NA PISTA
A única sessão de treinos livres do fim de semana viu um uso bastante parelho dos três compostos de pista seca escolhidos pela Pirelli para este evento. O mais utilizado foi o C4 Macio, completando 169 das 453 voltas totais (37,3%), seguido pelo C2 Duro (158 voltas, 34,9%) e pelo C3 Médio (126 voltas, 27,8%). As duas primeiras partes da Classificação Sprint foram disputadas em pista seca e, de acordo com o regulamento, apenas o Médio poderia ser utilizado, enquanto na terceira, que a FIA oficialmente declarou como molhada, permitindo assim a livre escolha do pneu, todos os dez pilotos optaram pelo pneu Intermediário. Vale ressaltar que, de acordo com o Regulamento Desportivo, quem chegar ao Q3 poderá levar um novo conjunto de Intermediários após devolver um usado.
Lando Norris recebeu o Prêmio Pirelli de Classificação Sprint de Qiu Xin, um sortudo fã chinês, escolhido por meio de uma competição realizada nas últimas semanas no Weibo. Feito à mão na Itália, o troféu consiste em um quadrado de borracha natural com certificação FSC™, colocado entre duas partes de vidro, no qual está gravado o traçado do Circuito Internacional de Xangai e o logotipo do FSC™, uma árvore estilizada. A mesma borracha faz parte da matéria-prima utilizada na manufatura de todos os pneus Pirelli P Zero Formula 1, atendendo aos critérios de sustentabilidade ambiental e social definidos pela organização não governamental.
SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE
“Foi um dia muito interessante para os espectadores e também para todos que trabalham no esporte. Com o tempo mudando consideravelmente ao longo do dia, vimos quatro dos cinco tipos de pneus para as equipes neste fim de semana entrando em ação. Quanto aos slicks, uma análise inicial sugere que todos os três compostos poderão desempenhar seu papel no fim de semana. O Médio está claramente destinado a ser utilizado tanto na Corrida Sprint de amanhã quanto no GP de domingo, sendo o Macio possivelmente uma opção válida para a Sprint, especialmente se for realizada em condições mais frescas do que os treinos livres desta manhã e, logicamente, é mais provável que o Duro seja utilizado na corrida de domingo.
Em geral, as condições da pista mudaram muito rapidamente ao longo do dia. Contrariando as expectativas, não vimos qualquer granulação hoje, enquanto com os compostos de pista seca, vimos uma degradação bastante significativa, mas é muito cedo para ter uma ideia clara sobre estratégias. A Corrida Sprint será uma excelente sessão de testes para verificar o comportamento dos pneus durante um longo stint.
A chuva no Q3 significou que pudemos ver o que o Intermediário poderia fazer em um cenário muito disputado e ele se comportou muito bem, apesar do asfalto incomum de Xangai. Na verdade, a camada adicional de betume colocada nos últimos meses tornou a pista ainda mais escorregadia em condições molhadas, colocando à prova as habilidades dos pilotos. O resultado foi uma sessão verdadeiramente espetacular que penso que todos acharam divertida, incluindo os próprios pilotos!”
PIRELLI NO MOTORSPORT
Fundada em 1872, a Pirelli é uma empresa com profundas raízes italianas agora reconhecida em todo o mundo por sua tecnologia de ponta, capacidade de inovação e qualidade de seus produtos. O motorsport sempre desempenhou um papel importante na estratégia da Pirelli, seguindo a filosofia “da pista para a rua. A empresa está envolvida no motorsport há 116 anos e hoje fornece pneus para mais de 350 campeonatos de duas e quatro rodas. A Pirelli presta atenção constante ao uso mais eficiente dos recursos naturais e da energia, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030. A Pirelli é Parceira Global de Pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde 2011. A empresa também fornece para outros campeonatos, incluindo FIA Fórmula 2, FIA Fórmula 3, Fórmula Regional Europeia by Alpine, FIA Campeonato Mundial de Rali e GT World Challenge, juntamente com inúmeras séries nacionais.
@pirellibrazil @Pirelli_Br @pirelli_br @Pirelli
_______________________________________
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa