Gaúcho de 18 anos converteu pole position em uma vitória de ponta a ponta neste sábado, mas com boa dose de dramaticidade nas voltas finais da Corrida 1

Começou muito bem a jornada de Arthur Gama no começo da sua segunda temporada na Stock Series. Depois de mudar de equipe para 2024 e fechar com a Artcon Racing, o porto-alegrense viveu um grande sábado (20) em Interlagos, palco da abertura do campeonato. Na sessão classificatória, realizada pela manhã, Gama cravou as voltas que lhe valeram a pole position da Corrida 3, no domingo, e também o direito de abrir o grid na prova do início desta tarde. Depois, de ponta a ponta, o dono do carro #09 partiu para sua terceira vitória na divisão de acesso.

Entretanto, o caminho de Gama rumo à vitória neste sábado foi complicado, sobretudo nas voltas finais, em razão de uma fumaça que saía do seu carro. Em determinados momentos, foram vistas algumas chamas na parte inferior do veículo, cenário que levou Arthur a perder ritmo e ser pressionado por Enzo Bedani, da W2 Racing ProGP. No fim das contas, contudo, o gaúcho confirmou a vitória em Interlagos, em um pódio formado por pilotos todos com menos de 20 anos.

Bedani, de 16, cruzou a linha de chegada na segunda colocação, enquanto Felipe Barrichello Bartz (W2 Racing ProGP), de 18 anos, foi o terceiro e completou o pódio no autódromo paulistano.

Na visão de Gama, a vitória confirma o desempenho apresentado desde o começo dos trabalhos neste sábado. “Já durante a classificação vinha muito bem de ritmo, então a estratégia foi virar rápido em todas as voltas para abrir um pouquinho por vez para o Enzo Bedani porque sabia que ele vinha muito bem na corrida. Tivemos esse problema de fumaça, algo que ainda não sabemos exatamente o que aconteceu, mas vamos trabalhar durante essa noite para deixarmos tudo pronto para amanhã e, se Deus quiser, ganhar mais duas provas para fechar bem essa etapa de abertura do campeonato”, declarou o vencedor.

Como foi o sábado em Interlagos — Um empate marcou a definição do grid da primeira corrida da temporada 2024 da Stock Series. Segundo o regulamento, a segunda volta mais rápida de cada piloto na classificação determina o alinhamento inicial da Corrida 1, no sábado, enquanto o melhor tempo de cada competidor define a ordem de partida da Corrida 2, que abre a programação do domingo.
Arthur Gama — dono da pole position por ter feito o melhor tempo absoluto da tomada de tempos — e Enzo Bedani registraram a mesma marca — 1min45s092 — na segunda volta mais rápida de cada um, mas foi Gama quem teve o direito de largar na frente por ter sido o primeiro a fazer a volta. Mathias de Valle e Felipe Barrichello Bartz largaram na segunda fila, enquanto Gustavo Frigotto e Guto Rotta completaram a relação do top-6.

Gama manteve a dianteira e controlou a pressão de Bedani nas primeiras voltas para abrir uma vantagem razoável. Mathias de Valle sustentou o terceiro lugar, enquanto Guto Rotta aparecia como melhor estreante, em quarto.  E Gustavo Frigotto, de volta à categoria de acesso, vinha em quinto.

O ritmo do gaúcho da Artcon Racing se manteve forte mesmo depois da intervenção do safety car após Bruna Tomaselli abandonar a corrida. Enzo Bedani vinha logo atrás, e Guto Rotta subiu para terceiro depois de Mathias de Valle escapar na Curva do Lago. Quem crescia na prova era Felipe Barrichello Bartz, em quarto.

Nas voltas seguintes, a grande briga por posição envolveu Rotta se defendendo da pressão de ‘Pipe’ Bartz, enquanto Kaká Magno, o “rookie” Erick Schotten e Hugo Cibien disputaram lado a lado, formando um three wide.

Em bela manobra de ultrapassagem, ‘Pipe’ Bartz mergulhou por dentro no S do Senna e passou Guto Rotta para assumir a terceira posição geral, enquanto Frigotto chegava para ser mais um a disputar posição.

Lá na frente, o que parecia uma vitória encaminhada para Arthur Gama ganhou ares de indefinição em razão de uma densa fumaça em seu carro. Bedani aproveitou para se aproximar e esboçar o ataque final, mas o gaúcho segurou a pressão na raça para liderar até a bandeira quadriculada e abrir a temporada 2024 com vitória na Stock Series.

Programação e transmissão — A Stock Series volta a acelerar agora neste domingo, com Arthur Gama puxando o grid da Corrida 2, que terá largada a partir de 9h. Já a terceira e última prova do fim de semana da categoria de acesso em Interlagos será definida pelo grid invertido em relação aos resultados da disputa anterior.
A Stock Series tem transmissão ao vivo do canal oficial da Stock Car no YouTube, BandSports, canais SporTV, Motorsport.tv, canal do Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, MAVTV Brasil, MAVTV América do Norte, Portal High Speed e Parc Fermé, com narração em italiano.

Stock Series, temporada 2024
Etapa 1, Interlagos, corrida 1:

1º – Arthur Gama (Artcon Racing), 15 voltas em 28min07s450
2º – Enzo Bedani (W2 Racing ProGP), a 1s846
3º – Felipe Barrichello Bartz (W2 Racing ProGP), a 4s729
4º – Guto Rotta (Garra Racing Team), a 6s219
5º – Gustavo Frigotto (Artcon Racing), a 7s385
6º – Alfredinho Ibiapina (W2 Racing ProGP), a 9s338
7º – Erick Schotten (W2 Racing ProGP), a 13s830
8º – Akyu Myasava (Garra Racing Team), a 19s046
9º – Hugo Cibien (W2 Racing ProGP), a 20s186
10º – Kaká Magno (RTR Sport Team), a 1min36s745
11º – Mathias de Valle (W2 Racing ProGP), a 2 voltas

Não completaram
Vinícius Papareli (RTR Sport Team), a 5 voltas
Bruna Tomaselli (Garra Racing Team), a 11 voltas

Programação do fim de semana em Interlagos
Domingo, 21 de abril
09h00 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
09h40 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
10h20 – Visitação aos Boxes
12h30 – Stock Car Pro Series – GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
14h35 – BRB Fórmula 4 Brasil (30 minutos + 1 volta)

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.