Corrida consistente dá ao piloto da Oakberry Bassani segunda vitória em 2024
Neste domingo (21/04), Matheus Comparatto terminou a etapa de Interlagos do BRB Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA, a segunda do campeonato, com vitória e a liderança do campeonato. O piloto da Oakberry Bassani F4 tomou a liderança da Corrida 3 na largada e chegou a trocar posições com Rafaela Ferreira, que teve problemas e terminou em nono.
O pódio foi completado por Ethan Nobels, melhor rookie da corrida e também líder do campeonato de estreantes, e pelo argentino Gino Trappa, companheiro de equipe de Comparatto que no sábado se tornou o primeiro estrangeiro a vencer uma prova da categoria-escola.
“Tudo se encaixou, contamos um pouco com a sorte do drive-through da Rafa, mas estávamos bem rápidos e eu consegui pular na frente logo de início, que era meu objetivo. Depois eu só administrei. Estou muito feliz, agora abri um pouco de distância no campeonato, mas ainda tem 75% do calendário para disputar, então está tudo muito em aberto. Agora é focar para a próxima etapa”, comentou Matheus Comparatto, que é o primeiro piloto a conseguir mais de uma vitória em 2024.
Corrida quente — Com 27 ºC, Interlagos presenciou uma prova com muita emoção para fechar a segunda etapa da F4 Brasil. Rafaela Ferreira e Matheus Comparatto protagonizaram a largada, com o piloto da Oakberry pulando na frente, enquanto Rafa acabou se envolvendo em uma disputa mais forte com seu companheiro de equipe Filippo Fiorentino.
A disputa resultou em um toque. Fiorentino acabou batendo seu pneu dianteiro direito em um muro na reta oposta e danificando o carro. O safety car foi acionado para a retirada do F-4 de Fiorentino. A prova foi retomada com 22 minutos ainda no relógio e Comparatto na frente.
Ethan Nobels e Gino Trappa começaram a disputar a segunda posição, assim como Guilherme Favarete, da TMG Racing, e Pepê Souza, da Cavaleiro Sports, que brigavam pela oitava. Ambos os confrontos foram cheios de movimentos inesperados e defesas consistentes, se estabilizando apenas na parte final da prova.
Com as punições drive-through de Rafa Ferreira pelo lance com Fiorentino, e de Lucca Zucchini, piloto da Cavaleiro, por queima de relargada, alguns pilotos ganharam vantagem e o top-5 foi completado por Ciro Sobral, da TMG Racing, e Rogério Grotta, da Cavaleiro Sports.
Após a corrida de hoje, Matheus Comparatto lidera o campeonato com 88 pontos, seguido por Ethan Nobels, que soma 60. Rafaela Ferreira vem em terceiro, com a mesma pontuação. Rogério Grotta é o quarto, com 52 tentos, apenas um de diferença para Gino Trappa, o quinto colocado.
O BRB Fórmula 4 Brasil tem sua próxima etapa marcada para 30 de junho, no Autódromo Velocitta, palco que abriu a temporada 2024.
BRB Fórmula 4 Brasil, etapa 2, Interlagos
Corrida 3, resultado (top-10):
1º – Matheus Comparatto (Oakberry Bassani), 18 voltas em 32m17s689
2º – Ethan Nobels (R) (Cavaleiro Sports), a 4s240
3º – Gino Trappa (R) (Oakberry Bassani), a 5s792
4º – Ciro Sobral (R) (TMG Racing), a 9s413
5º – Rogério Grotta (Cavaleiro Sports), a 11s334
6º – Guilherme Favarete (R) (TMG Racing), a 12s613
7º – Pepê Souza (R) (Cavaleiro Sports), a 14s310
8ª – Cecília Rabelo (Oakberry Bassani), a 18s885
9ª – Rafaela Ferreira (TMG Racing), a 31s543
10º – Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports), a 40s750 volta
R: Rookie, piloto estreante
Não completou
Filippo Fiorentino (TMG Racing)
Campeonato após corrida 3 em Interlagos (top-10):
1º – Matheus Comparatto, 80
2º – Ethan Nobels, 60
3º – Rafaela Ferreira, 60
4º – Rogério Grotta, 52
5º – Gino Trappa, 51
6º – Ciro Sobral, 46
7º – Lucca Zucchini, 42
8º – Álvaro Cho, 40
9º – Filippo Fiorentino, 33
10º – Cecília Rabelo, 26
*pontuação extraoficial