Cerimônia de inauguração acontece às 9h; atividades continuam até as 18h

A Biblioteca Cecília Meirelles, inaugurada em 1967, abre suas portas novamente neste domingo (28) depois de passar por reforma, modernização e adequação de acessibilidade. Para celebrar a ocasião, uma vasta programação tem inicio às 9h, com a cerimônia de entrega da Biblioteca, e segue até as 18h. O espaço fica na praça Waldemar Soares, s/n, no Parque das Nações.

A celebração, que faz parte da programação do aniversário de 471 anos de Santo André, vai contar com o lançamento do jogo de tabuleiro “Santo André – Um passeio pela memória”, o caminhão do programa Saúde em Movimento, Festival Multicultural, além de muito teatro, contação de histórias, poesias, artes circenses, entre outras atividades. 

Às 11h, o grupo Panela realiza uma intervenção com cinco tendas esvoaçantes para contar uma “História de Bocaovido”. Já as palhaças, malabaristas e acrobatas da Cia Terrível, de São Bernardo, apresentam o Espetáculo Inutencílio, ao meio-dia. A intervenção Praia Literária, que tem como objetivo estimular a leitura nas crianças na primeira idade, ocupa espaços com muitas brincadeiras de verão, piscina de bolinhas, bolinha de sabão, túnel e uma cesta de livros para divertir as crianças, a partir das 13h. 

 

Também às 13h, mas com duração até às 16h, acontecem duas intervenções literárias que fazem parte da programação oferecida pelo Sesc Santo André ao evento: o Bala_Vras e Que história mora aqui? Bala_Vras é um jogo de poesia ao vivo. Com palavras sorteadas de um baleiro giratório pelo público, o poeta Daniel Viana cria um poema de imediato. 

Já na intervenção “Que história mora aqui?”, os atores convidam o público a conhecer histórias e poesias por meio da mediação de leitura itinerante. Os artistas do grupo Flor de Crejoá quando se deslocam, guiam o público com canções do cancioneiro popular, tocadas ao vivo.

 

A Musicleta – uma bicicleta com diferentes elementos musicais e visuais da Cia Tempos Juncos entra em ação às 14h. A história do “Palhaço e a Menina de Rodas”, do grupo D+ Suzuki, vai ser interpretada a partir das 15h. 

 

Às 16h a Cia Popular de Circo e Teatro apresenta a intervenção “Bolo de Memórias” e convida o público a resgatar memórias culturais e afetivas com a cidade de Santo André. Os palhaços Pira e Ossildo farão um cortejo musical itinerante, carregando um bolo cenográfico em homenagem ao aniversário da cidade.

 

Os empreendedores da economia criativa que participam do Festival Multicultural estarão presentes durante todo evento com produtos como artesanato, moda, artes plásticas e produtos naturais, além de alimentos e bebidas. O caminhão do projeto Saúde em Movimento estará em frente à biblioteca com ações de promoção da qualidade de vida e prevenção de doenças crônicas causadas pelo sedentarismo e alimentação inadequada, além de incentivar a população a passar em consultas médicas nas unidades de saúde.

Jogo de tabuleiro – “Santo André – Um passeio pela memória” foi desenvolvido pela equipe do Núcleo de Ação Educativa do Museu de Santo André, da Secretaria de Cultura, com o objetivo de proporcionar uma viagem lúdica, divertida e interativa pelas memórias, vivências e pelo cotidiano dos munícipes de Santo André. A ideia é engajar a comunidade local na preservação do patrimônio cultural da cidade e estará à disposição dos visitantes durante todo o dia.

Transformações Urbanas – A reforma da biblioteca é uma etapa do projeto ‘Transformações Urbanas com Qualidade de Vida’, uma parceria da Secretaria de Cultura e Secretaria de Saúde que foi selecionada pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano, com aprovação do Conselho Municipal de Política Pública, que financiou a obra.

A partir deste projeto, a biblioteca irá ampliar suas atividades, atendendo as necessidades do público idoso. Uma horta comunitária já está pronta para acolher os participantes. Serão realizadas oficinas de artesanato ligadas ao tema, como de vasos, por exemplo. Outro foco será o registro da história oral deste público, de suas trajetórias pessoais e suas relações com o bairro – uma das maiores concentrações de pessoas com mais de 60 anos na cidade.

“Estas novas atividades visam ressocializar os idosos após a pandemia, atentando também para a saúde mental e motora destas pessoas, além de valorizar a história local e os indivíduos. A reforma foi fundamental para atender este público idoso, pois antes não havia acessibilidade no prédio”, explica Viviane Gomes da Rocha, gerente de Bibliotecas.

A Biblioteca Cecília Meirelles fica na Praça Waldemar Soares, s/nº – Parque das Nações

 

Serviço:

Inauguração da Biblioteca Cecília Meirelles – com programação cultural

Data: domingo (28), a partir das 9h

Local: Praça Waldemar Soares, s/n – Parque das Nações

Ao lado da Basílica Nosso Senhor do Bonfim

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.