Segunda edição da seletiva de bowl, neste fim de semana, se dará na tradicional pista do Parque da Juventude; evento reúne shows de rock, food trucks e pimball
Com estrutura e tradição no esporte, a cidade de São Bernardo será sede do Circuito Paulista de Skate Park, que contará com diversas atrações complementares. Essa é a segunda edição da seletiva estadual de bowl, marcada para ocorrer neste sábado (27/4), tendo best trick (disputa de manobras) no domingo (28/4), na tradicional pista do Parque da Juventude Cidade Maróstica (Av. Armando Ítalo Setti, 65, Baeta Neves), considerado um dos principais espaços para a prática de esportes radicais na América Latina.
O evento, organizado pela Federação Paulista de Skate (FPS) com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo, reúne shows de rock (sete bandas, mais DJ durante os intervalos), 10 food trucks, feira criativa, principalmente barracas de artesanato, e campeonato de pimball. A competição contempla as categorias iniciante, amador e máster, entre masculino e feminino, e deve atrair mais de 130 atletas participantes.
“São Bernardo, mais uma vez, é protagonista de campeonatos de esfera nacional e até internacional, recebendo atletas de alta performance. Esse evento de skate tem enorme alcance, importante para o circuito e ocorre na cidade em razão da robusta estrutura que temos em nossos equipamentos públicos, revitalizados”, sustentou o secretário municipal em exercício de Esportes e Lazer, Sérgio Pasin.
Denominado Na Pista Com a Kiss, o evento irá registrar a presença do novo embaixador da modalidade Dan Sabino, de 15 anos, campeão brasileiro profissional de Park em 2023. Revelação da categoria, ele já venceu neste ano o STU de Florianópolis, etapa que abriu o circuito nacional, em fevereiro, batendo Pedro Barros e Augusto Akio, o Japinha, que figuram na lista entre os melhores do mundo. Nascido na Capital, Sabino é radicado em São Bernardo e mora próximo à pista do Parque da Juventude.
Escolhido para compor o quadro das Olimpíadas, o Park marcou sua estreia nos Jogos de Tóquio (2021), ao lado do estilo Street. A pista de Park é feita de Bowls, espécie de piscina redonda vazia, em geral cheia de curvas. São grandes bacias de concreto que podem ter até três metros de profundidade. A modalidade possui quesitos de avaliação como qualidade da manobra (antes do salto e após a aterrissagem), altura, variedade da performance, velocidade, originalidade e estilo.
A entrada no evento se dá por meio da doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal).