São Bernardo registra 43% dos empregos no ABC em 2024 e ocupa 4ª posição no Estado

 O Grande ABC apresentou, em março deste ano, saldo positivo de 1.915 de vagas formais abertas e totalizou 4.632 novos postos de trabalho com carteira assinada. Nos três primeiros meses do ano, o saldo positivo é de 23.486. No acumulado dos últimos 12 meses (de abril de 2023 até março de 2024), foram geradas 11.184 vagas formais na região.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). As informações, divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, foram organizadas pelo Observatório Grande ABC, iniciativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, com o objetivo de levantar números regionais dos mais diversos setores para embasar políticas públicas para a região.

No mês passado, todos os municípios do Grande ABC registraram saldo positivo. Maior cidade da região, São Bernardo do Campo teve a maior alta (+1.879), seguida da Santo André (+1.081), São Caetano do Sul (+66), Diadema (+530), Mauá (+296), Ribeirão Pires (+196) e Rio Grande da Serra (+15).

SÃO BERNARDO

São Bernardo lidera o cenário regional na criação de empregos (40% do total) e ocupa a 4ª posição no Estado de São Paulo, atrás somente da Capital, Guarulhos e Campinas. Com maior densidade populacional, o município contabilizou 14.557 contratações no mês passado, ante 12.678 desligamentos no período. Os números da cidade são puxados, principalmente, pelo setor de serviços: 1.305 de saldo, seguido por comércio e indústria, com 452 e 153 postos, respectivamente.

Do saldo positivo de 1.879 empregos em março, na fatia por grau de instrução, 1.619 foram ocupados por pessoas com ensino médio completo. Na análise por sexo, 1.182 referem-se ao público feminino e 1.054 estão na faixa entre 18 e 24 anos – e outros 348 de 30 a 39 anos.

“É uma grande satisfação identificarmos que, mais uma vez, São Bernardo consta com saldo extremamente positivo de empregos formais, segundo dados do Caged, em posição de destaque no Estado, garantia de crescimento e desenvolvimento. Os números apurados provam a pujança da cidade e que estamos no caminho certo, priorizando políticas públicas de fomento à criação de postos de trabalho e novas oportunidades, além da desburocratização e leis de incentivo fiscal para investimentos e geração de empregos da iniciativa privada”, frisou o prefeito Orlando Morando.

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.