Os municípios do ABC expandiram a campanha contra a Influenza, vírus que causa a gripe, para toda a população com idade a partir de 6 meses. Pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram também devem comparecer em uma das unidades de Saúde para receber a dose, especialmente com a proximidade do inverno.

É o caso dos idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, população indígena, imunossuprimidos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 30 dias), gestantes e mulheres no pós-parto, professores, pessoas com deficiência e comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

São Bernardo

Em São Bernardo a vacinação ocorre por livre demanda. A vacinação está disponível nas 34 UBSs em livre demanda. Para facilitar o acesso, 20 delas funcionam com horário estendido, das 7h às 22h, com aplicação de vacinas das 8h às 21h. São elas: Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18h.

Diadema

Em Diadema a dose está disponível em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h30 às 16h, sem necessidade de agendamento. Levar carteirinha de vacinação, um documento com foto e, se possível, o cartão SUS. Crianças e adolescentes com menos de 18 anos devem estar acompanhados de um dos pais ou responsável.

Neste sábado (04/05), das 9h às 16h, a população poderá se vacinar no Carro da Vacina, que estará no Quarteirão da Saúde, onde ocorrerá o mutirão Lentes do Saber para avaliação oftalmológica de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal, que foram previamente convocados.

Santo André

Em Santo André a vacina está disponível nas 34 unidades básicas de saúde espalhadas pelo município, das 8h às 16h, sem a necessidade de agendamento. É necessário apresentar documento com foto e, preferencialmente, trazer o cartão vacinal.

O imunizante contra a gripe é oferecido todos os anos, antes do inverno, período em que as doenças respiratórias são mais comuns. Os imunizantes têm perfil de segurança excelente e, geralmente, são bem tolerados. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15 a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas.

O contágio da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta pelas mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.