O especialista em urologia oncológica Dr. Elizeu B. Neto explica quando os homens devem procurar o tratamento
Embora seja frequentemente associada à virilidade e à libido, a testosterona desempenha um papel vital que vai além da função sexual. O hormônio influencia na saúde geral e no bem-estar emocional dos homens. Por isso, quando os níveis hormonais começam a cair, seja pelo envelhecimento natural ou outros fatores, pode ser necessário considerar a reposição hormonal como forma de restaurar o equilíbrio do corpo.
Segundo o especialista em urologia oncológica Dr. Elizeu B. Neto, a testosterona contribui para o aumento e fortalecimento da massa muscular, regulagem da produção de células vermelhas e manutenção da densidade óssea. “A recomendação de reposição ocorre principalmente quando a queda hormonal provoca sintomas que afetam a qualidade de vida, como diminuição da libido, fadiga crônica, perda de massa muscular e dificuldade de concentração”.
Ou seja, a reposição hormonal traz uma série de benefícios para a saúde masculina, combatendo as manifestações mais expressivas da deficiência de testosterona. Entre eles, destacam-se o aumento da energia e disposição, melhora significativa da função sexual, aumento da massa muscular e força física, e até mesmo melhora do humor e da qualidade do sono.
Acompanhamento médico
Dr. Elizeu enfatiza ser fundamental que todos os homens mantenham consultas regulares com um urologista, especialmente os mais velhos, para avaliar os níveis hormonais e determinar quando a reposição é realmente necessária. “O tratamento deve ser prescrito com cautela e de forma individualizada, levando em consideração sintomas, histórico médico e estilo de vida”.
O uso indiscriminado de testosterona pode aumentar o risco de complicações como acne, retenção de líquidos, apneia do sono e aumento do colesterol. “A supervisão de um médico especializado que monitore de perto a reposição, ajustando as doses conforme necessário, busca evitar esses riscos e garantir um tratamento seguro e eficaz”, diz Dr. Elizeu.
Diante desse cenário, o especialista reforça que a reposição hormonal masculina, quando realizada de maneira consciente, pode ser uma aliada poderosa para os homens que sofrem com os sintomas da deficiência de testosterona, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida e no bem-estar geral.
Quem é Dr. Elizeu B. Neto?
Graduado médico pela Universidade de Araraquara, Dr. Elizeu Neto se graduou cirurgião geral pela Santa Casa de Araraquara e urologista pela Santa Casa de Ribeirão Preto. Realizou seu fellowship em urologia oncológica e cirurgia minimamente invasiva pelo Hospital de Amor de Barretos.
Fonte: Brado Comunicação