Programação, que traz também produções de alunos que participaram do projeto na cidade, pode ser conferida nesta quinta e no sábado, no Teatro Conchita de Moraes

Mostrar o mundo através do cinema pelo olhar da infância e da juventude. Essa é a principal premissa do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC), que chega à sua 10ª edição, com patrocínio do Banco do Brasil, trazendo um panorama da produção audiovisual nacional e internacional criada exclusivamente por crianças e jovens, entre 8 e 17 anos.

Pela primeira vez, em parceria com a Secretaria de Cultura de Santo André, o evento, que sempre aconteceu no Rio de Janeiro, aporta em São Paulo, no Teatro Conchita de Moraes, em Santo André, nos dias 9 e 11 de maio (quinta e sábado), trazendo curtas-metragens de todos os gêneros (ficção, documentário e animação) e uma oficina de cinema. A programação é gratuita.

A mostra teve início nesta quinta-feira (9),  com a exibição de produções da mostra competitiva nacional jovem, e  filmes da mostra competitiva internacional criança. No   sábado (11), o festival tem início às 14h com os filmes da mostra competitiva nacional criança e vai até as 19h, com a mostra competitiva internacional jovem.

Vários filmes feitos por alunos do  projeto de Santo André podem ser conferidos no sábado, das 15h às 15h50, e das 18h às 18h50, na mostra Oficina Pequenos Cineastas. O projeto Pequeno Cineasta já foi realizado na rede municipal de ensino e na Emia (Escola Municipal de Educação Artística Aron Feldman).

Duas produções de pequenas cineastas de Santo André estão participando, inclusive da mostra competitiva jovem. São os filmes “A Magia do Balé”, que teve a direção de Rafaela Rodrigues, aluna da Emia, com 15 anos, e “Adormecidas”, de Ana Miyuki, também aluna da Emia em Santo André com 17 anos, que serão exibidos tanto nesta quinta, quanto no sábado.

As mostras competitivas acontecem paralelamente no Rio e em São Paulo e são divididas em quatro categorias: Nacional e Internacional Criança (8 a 12 anos); Nacional e Internacional Jovem (13 a 17 anos). Ao fim de cada sessão, o público (apenas crianças de 8 a 17 anos) pode votar em seu preferido em cada uma delas. Além do Júri Popular, os filmes também são analisados por um Júri Oficial. Os vencedores em cada categoria levam para casa um troféu e uma claquete profissional da Kodak.

“O grande diferencial do Festival Pequeno Cineasta é que não são adultos falando sobre as crianças e jovens. São eles falando sobre eles e do que consideram importante naquele momento. Isso faz com que a cada edição tenhamos um olhar atualizado sobre as questões que norteiam essas importantes fases da vida”, diz a cineasta e produtora Daniela Gracindo, neta do ator Paulo Gracindo e idealizadora do festival.

Desde que foi criado, em 2010, o FIPC já exibiu 1.500 filmes de 44 países, alcançando um público estimado de 45 mil pessoas. Este ano Festival apresenta cerca de 80 títulos, vindos de diversos países, como Bélgica, Cabo Verde, Coréia do Sul, Espanha, Estônia, Grécia, Itália, Portugal, Argentina, Índia, Polônia, Canadá, Ucrânia, e de diversas partes do país, como Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro, que tratam sobre os principais temas da infância e da juventude sob a perspectiva de quem está vivenciando elas.

Oficinas Claquete

Além da exibição de filmes, o festival vai promover a “Oficina Claquete”, voltada para crianças e jovens entre 10 e 17 anos. Ministrada pela diretora geral do FIPC, na oficina os alunos têm a oportunidade de conhecer os conceitos básicos da linguagem cinematográfica e as principais funções de uma equipe de cinema, através da experiência de realizar uma cena. A oficina que acontece sábado, a partir das 10h, ainda possui vagas abertas. Inscrições pelo site: pequenocineasta.com.br/claquete_santoandre.

A cerimônia oficial de encerramento do Festival vai acontecer no dia 19, no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro.

Em Santo André o projeto Pequenos Cineastas é realizado com patrocínio da Secretaria de Cultura.


Programação 10º FIPC em Santo André – 2024

Teatro Conchita de Moraes

Praça Rui Barbosa, 12 – Santa Teresinha
Lotação: 214 lugares

 

Dia 11 de maio de 2024 – sábado

10h às 13h – Oficina Claquete

14h às 14h50 – Mostra Competitiva Nacional Criança

15h às 15h50 – Mostra Oficina Pequeno Cineasta I

16h às 16h50 – Mostra Competitiva Internacional Criança

17h às 17h50 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

18h às 18h50 – Mostra Oficina Pequeno Cineasta II

19h às 19h50 – Mostra Competitiva Internacional Jovem

Sessões de exibição:

MOSTRAS NÃO COMPETITIVAS OFICINA PEQUENO CINEASTA

Exibição de filmes realizados nas Oficinas Pequeno Cineasta entre os anos de 2021 e 2024.

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL – CATEGORIA CRIANÇA
Exibição de curtas de todos os gêneros, realizados por crianças de diferentes estados do Brasil, entre 8 e 12 anos.

 

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL – CATEGORIA JOVEM

Exibição de curtas de todos os gêneros, realizados por jovens de diferentes estados do Brasil, entre 13 até 17 anos.

 

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL – CATEGORIA CRIANÇA
Exibição de curtas de todos os gêneros, realizados por crianças de diversos países, entre 8 e 12 anos.

 

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL – CATEGORIA JOVEM

Exibição de curtas de todos os gêneros, realizados por jovens de diversos países entre 13 e 17 anos

A programação é gratuita e sujeita à lotação da casa.

Serviço
Festival Internacional Pequenos Cineastas

Datas e horários: 9 de maio, das 11h às 14h20 e 11 de mario, das 14h às 19h50
Local: Teatro Conchita de Moraes

Endereço: Praça Rui Barbosa, 12 – Santa Teresinha – Santo André

Gratuito

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.