Aulas visam refletir e conscientizar para o fim da cultura do machismo e da violência contra a mulher
Acreditando e investindo em ações socioeducativas para transformar vidas jovens, a Prefeitura mantém parceria com a Fundação Casa de Diadema. Com base nesse trabalho conjunto, começou nesta quinta-feira, 9/5, mais um curso sobre as causas e efeitos do machismo.
Ao todo, serão nove encontros com o objetivo de serem espaços voltados à educação dos jovens que cumprem medidas socioeducativas, trocando experiências, construindo novos conhecimentos e saberes, refletindo questões de gênero e repensando suas masculinidades e identidades. O curso é uma iniciativa do GRHOM – Grupo Reflexivo de Homens do Projeto DIAMAR – Diálogos Masculinos Restaurativos.
A coordenação geral é do Serviço de Mediação de Conflitos da Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema.
Para o responsável técnico do Projeto GRHOM/DIAMAR, Reginaldo Bombini, o papel do curso é promover e facilitar o “repensar a forma de ‘ser um homem’ dentro da nossa sociedade hegemonicamente machista e o quanto isso impacta nas relações, provocando uma dinâmica de violência que causa danos em todos”.
Visando sempre a expansão da Cultura de Paz, esse trabalho socioeducativo desenvolvido pela equipe de Mediação de Conflitos está alinhado com a política de segurança cidadã, preventiva e comunitária, adotada pela Prefeitura. Além da atuação junto à Fundação Casa, o Setor também tem curso voltado para os detentos do CDP – Centro de Detenção Provisória de Diadema. O grupo participa ativamente da Campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
1Veja alguns depoimentos dos jovens que participaram do curso anterior, concluído em outubro/2023: https://portal.diadema.sp.gov.br/projeto-diamar-trabalha-enfrentamento-a-violencia-contra-mulher-em-diadema/
SERVIÇO
Serviço de Mediação de Conflitos – Secretaria de Segurança Cidadã
Grupo Reflexivo de Homens -Projeto DIAMAR Diálogos Restaurativos de Diadema
Av. Doutor Ulisses Guimarães, 3399 – Vila Nogueira
E-mail mediação.conflitos@diadema.sp.gov.br
Telefones: 4044-0255 ou 4044-0254