Acervo documental do Fundo Câmara de São Bernardo é composto diversos documentos, como atas, boletins, mapas e requerimentos produzidos entre 1892 e 1938

Cerca de 13,8 mil dossiês compostos por documentos encaminhados à Câmara Municipal de São Bernardo entre o final do século XIX e início do século XX, quando as cidades do ABC ainda eram distritos, foram disponibilizados para acesso irrestrito por meio do Portal de Acervos da Secretaria de Cultura de Santo André. O conjunto de documentos, chamado Fundo Câmara de São Bernardo, retrata uma parte importante da história da formação da região e do município de Santo André.

O portal, lançado no dia 25 de abril, é fruto do projeto de “Organização e Sistematização do Acervo Documental do Fundo Câmara Municipal de São Bernardo”, desenvolvido pela Associação Amigos do Museu de Santo André (Amusa) e pela equipe do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado. Para acessar o portal  o endereço é : https://www3.santoandre.sp.gov.br/cultura/acervosculturais/fcmsb/

“Esta parte do Fundo Câmara que está disponibilizada no site é composta por requerimentos encaminhados por empresas e, principalmente, munícipes à Câmara de São Bernardo entre os anos de 1892 e 1938, período que os municípios do ABC como Santo André e Ribeirão Pires estavam inseridos em São Bernardo. Com eles é possível ter informações muito valiosas sobre o processo de formação da região”, explica a Gerente de Documentação e Preservação Cultural da Secretaria de Cultura, Mayra Gusman de Souza Brito.

Um dos benefícios da disponibilização do Fundo Câmara na rede é facilitar o acesso dos pesquisadores aos itens. Para acessar estes documentos na sua forma física é preciso agendar horário no Museu de Santo André. O manuseio frequente desses papeis não é recomendado, já que eles têm cerca de um século.

Outra vantagem, segundo Mayra, é justamente salvaguardar um acervo tão importante para a história de Santo André e da região. “A base documental é a história em sua origem primária”, disse.

A digitalização do Fundo Câmara, no entanto, ainda não tem previsão de conclusão, já que é formada por uma infinidade de documentos. “Este é apenas uma parte do acervo que é gigantesco e sobre o qual vamos continuar trabalhando e disponibilizando paulatinamente”, acrescentou.

Portal de Acervos – O Portal de Acervos Culturais de Santo André disponibiliza em meio digital obras e bens culturais públicos da cidade. No site estão reunidas coleções do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa e da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, além de fotos de 50 produções culturais financiados pelo Fundo Municipal de Cultura de Santo André (como capas de livros e CDs), bem como o acervo físico e digital da Rede de Bibliotecas de Santo André.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.