Ainda um pouco longe de ter os carros mais velozes do grid, a Ipiranga Racing mais uma vez mostrou evolução em 2024, neste sábado, em Cascavel, na quarta etapa da temporada. Se na sexta de treinos livres os carros de Thiago Camilo e Cesar Ramos figuraram do meio para baixo da tabela de tempos, no sábado a equipe botou, pela primeira vez no ano, seus dois carros no Q3, que reúne os oito mais velozes na briga pela pole position, para a corrida de domingo. Cesar Ramos vai largar amanhã em 5º, e Thiago Camilo em 7º. As melhores posições de Thiago Camilo e Cesar Ramos em classificação em 2024 haviam sido o 9º e 11º lugares na terceira etapa, em Interlagos (SP).
Na corrida Sprint de hoje, com grid invertido dos 12 primeiros da classificação, Camilo largou 6º e Cesar em 8º. Mantiveram as posições na largada, depois Cesar caiu para 10º, e estavam em 6º e 10º quando se abriu a janela de pit stops.
Os dois trocaram o pneu dianteiro esquerdo, o mais próximo aos mecânicos, enquanto o os pneus mais sacrificados em Cascavel, que apoiam nas curvas de alta, são os do lado direito. Já era esperado que os carros perdessem performance, e assim Camilo acabou a corrida em 10º e Ramos em 12º.
“A gente apostou na corrida de domingo, mais longa, que vale mais pontos e onde largo mais para a frente. Poupamos pneus, não forçamos o equipamento e não usamos demais o botão de ultrapassagem. Dentro dessa estratégia o resultado foi bastante satisfatório”, disse Cesar Ramos, piloto do Toyota número 30 da Ipiranga Racing.
Camilo perdeu mais performance depois do pit stop que o companheiro de equipe. “O carro piorou muito depois da troca do pneu, mais que eu esperava. Vamos ver como a gente se sai amanhã. O importante aqui é destacar que a equipe continua evoluindo em performance, tanto que chegamos ao Q3 pela primeira vez em 2024, e vamos seguir no plano de pontuar muito nesse fim de semana”.
Fonte: Alexandre Kacelnik