Município aparece na melhor posição do Censo 2022 – Alfabetização do IBGE entre as cidades com mais de 500 mil habitantes no estado de São Paulo

Os esforços dedicados à melhoria contínua da alfabetização em Santo André têm surtido efeito e reconhecimento. De acordo com o Censo 2022 – Alfabetização, divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município lidera o ranking de cidades com menores taxas de analfabetismo do Estado de São Paulo na categoria cidades com mais de 500 mil habitantes.

“Santo André se tornou uma referência em educação com os diversos investimentos que realizamos nos últimos anos e que refletem em indicadores positivos, como o baixo índice de analfabetismo. Ensino de qualidade, com iniciativas inovadoras que tornam o município cada vez mais uma cidade educadora”, afirma o prefeito Paulo Serra.

Considerando os 25 municípios selecionados pela pesquisa com as menores taxas de analfabetismo em suas respectivas classes de tamanho, Santo André está situada entre as cinco cidades com menor taxa de analfabetismo no país: Florianópolis/SC (1,4%), Curitiba/PR (1,5%), Joinville/SC (1,6%), Porto Alegre/RS (1,7%) e Santo André/SP (2,0%).

Em 2010 o índice de analfabetismo em Santo André era de 2,8%, correspondendo a um número de 15.229 pessoas com 15 ou mais anos de idade. Em 2022 o número total de analfabetos em Santo André caiu para 12.620 indivíduos, correspondendo a uma taxa de analfabetismo de 2,0%.

Cabe destacar que esta redução no número de analfabetos é ainda mais significativa quando se tem em conta que neste mesmo período, entre 2010 e 2022, a população do município cresceu de 676 mil para 748 mil habitantes.

Educação – Uma das ações realizadas na rede municipal de ensino é avaliação de fluência leitora. A iniciativa tem como objetivo avaliar a fluência em leitura de todas as crianças matriculadas no segundo ano do Ensino Fundamental. A partir da análise, com base nos resultados obtidos, são realizados os planejamentos pedagógicos direcionados para a realidade de cada criança, turma e escola priorizando a melhora da leitura dos estudantes.

Outra iniciativa de destaque é o Projeto Amigos Leitores para alunos de quintos e segundos anos. Nesta atividade pedagógica os alunos mais velhos realizam leitura para os alunos menores a partir de livros pertencentes ao acervo literário da escola. Além de revisitar acervo de bons textos literários como critério para escolha dos livros que serão lidos aos alunos menores, é possível ler para o colega com a finalidade de encantar, deleitar e contribuir para o avanço da competência leitora dos alunos incentivando a fluência leitora.

A rede municipal de ensino investe ainda em busca ativa, por meio do programa Nenhum a Menos. O balanço mais recente aponta que cerca de 86% dos casos de evasão retornaram à frequência regular.

A proposta é identificar, de maneira ainda mais precoce, o risco de abandono dos estudos por parte de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino.

A partir do programa Nenhum a Menos é possível monitorar a infrequência escolar e identificar casos de violação de direitos de alunos da rede municipal de ensino. Para reforçar a ação, assistentes sociais, em casos de evasão, seguem em busca do aluno, identificando os motivos que levaram o estudante a evadir ou abandonar a escola.

Para o desenvolvimento do programa, a Secretaria de Educação de Santo André conta com a “Plataforma da Busca Ativa Escolar”, que consiste em uma ferramenta tecnológica de apoio às unidades no enfrentamento da exclusão escolar, permitindo armazenar dados e registros necessários.

Mais do que isso, a direção das unidades de ensino tem se antecipado a esses recursos para conseguir identificar a falta dos alunos ainda mais cedo.

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