Francisco Pierrini apresentou as principais medidas implantadas pela companhia 1 ano após primeira oitiva na Casa; deputados questionaram problemas relacionados às linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (5), a quinta reunião ordinária da Comissão de Transportes e Comunicações (CTC), que deliberou sobre 26 proposituras e recebeu o presidente da ViaMobilidade, Francisco Pierrini. O objetivo da oitiva foi discutir as melhorias realizadas pela companhia nas linhas 8 – Diamante e 9 – Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
‎ ​
Pierrini participou da primeira sabatina em 27 de junho de 2023. A empresa investiu até o momento, segundo ele, R$ 2,9 bilhões para a modernização, manutenção e melhorias nas linhas, e realizou a compra de 36 novos trens.
‎ ​
Na oitiva foram apresentadas as ações implementadas pela ViaMobilidade: lubrificação das rodas dos trens para diminuir o desgaste provocado pelo atrito com o trilho; reperfilamento dos trens com previsão de término da etapa no mês de agosto; e revisões dos trens.
‎ ​
A empresa também realizou a manutenção preventiva de subestações de energia, reformou transformadores e recuperou as subestações Santa Terezinha e Imperatriz Leopoldina. Outras duas também serão recuperadas – Santa Rita e Osasco.
‎ ​
O presidente da companhia informou, ainda, que foram revisados 321 aparelhos para mudança de via (chamados de AMV). “Essa etapa é importante para evitar problemas de velocidade reduzida ou de operar em condições manuais”, concluiu Pierrini.
‎ ​
A manutenção da linha férrea para evitar novos episódios de descarrilamento foi um compromisso firmado com a Alesp no ano passado. Segundo a empresa, 30.215 metros de trilhos foram trocados e mais de 15 mil dormentes, entre outras medidas adotadas.
‎ ​
Um dos desafios apontados pelo gestor é a janela curta de manutenção, com o período de aproximadamente três horas diárias para reparos na linha, além de questões de intempéries e de segurança enfrentados por um sistema aberto.
‎ ​
Novos trens
‎ ​
O deputado Valdomiro Lopes (PSB) indagou sobre a chegada dos trens comprados pela ViaMobilidade para aliviar o fluxo de passageiros. “A falta desses trens em operação ocasiona o fluxo lento e o atraso da vida das pessoas”, complementou.
‎ ​
Segundo Pierrini, 25 trens já chegaram e 16 se encontram em operação. Até dezembro, a empresa deve receber os demais trens que passarão por testes antes de entrar em circulação.
‎ ​
Intervalo
‎ ​
O deputado Donato (PT) indagou sobre o intervalo dos trens, que deveria ser em torno de cinco minutos nas linhas, de acordo com o compromisso firmado com a CTC no ano passado. A empresa afirmou que o intervalo é cumprido entre os trechos Pinheiros e Mendes/Vila Natal (linha 9) e Barueri e Barra Funda (linha 8).
‎ ​
Proposituras aprovadas
‎ ​
Na reunião da CTC, os parlamentares aprovaram proposituras que tratam da gratuidade no transporte público. O Projeto de Lei n° 151/2023, de autoria do deputado Carlos Giannazi (Psol), amplia o benefício para os servidores da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente. Já o Projeto de Lei n° 697/2023, de autoria da deputada Leci Brandão (PCdoB), garante a isenção da tarifa dos transportes públicos para juízes de paz.
‎ ​
Ponto amigo
‎ ​
O Projeto de Lei nº 1040/2023, de autoria da deputada Professora Bebel (PT), também recebeu aval da CTC. A propositura autoriza o Poder Executivo a instalar totens em pontos de ônibus urbanos e interestaduais que funcionarão como instrumento de companhia às mulheres – que podem solicitar apoio em situações de risco.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.