Piloto tenta ser o primeiro brasileiro na História a vencer a prova de resistência mais famosa do planeta: “Seria um orgulho imenso”

Sonhando em escrever seu nome na história do automobilismo brasileiro, Felipe Nasr tem como grande objetivo ser o primeiro piloto do país a vencer as 24 Horas de Le Mans na classificação geral. O brasiliense de 31 anos vai disputar a mais famosa corrida de resistência do planeta pela quinta vez, sendo a segunda como representante da equipe Porsche Penske Motorsport na classe principal, a Hypercar. O ex-piloto de F-1 aposta no forte conjunto que terá às mãos para dar sequência à vitoriosa trajetória que construiu no Endurance e subir ao topo do pódio na França, em 16 de junho. O público brasileiro terá a oportunidade de ver os carros que disputarão Le Mans durante a Rolex 6 Horas de São Paulo, a ser disputada em Interlagos no dia 14 de julho – os ingressos já estão à venda.

A Porsche tem tido um grande ano no WEC, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA, e já cravou duas vitórias em três provas disputadas na temporada com o Hypercar Porsche 963: no Qatar Airways 1812 Km do Qatar, com o trio da Porsche Penske Motorsport formado por Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor; e na TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps, com Callum Ilott e Will Stevens, representando a equipe Hertz Team JOTA #12.

Em 2024, Nasr vai acelerar o 963 #4 da Porsche Penske Motorsport em parceria com francês Mathieu Jaminet e o britânico Nick Tandy, em reedição do trio formado no ano passado. Em 2023, a tripulação conquistou o quarto lugar no grid em Le Mans, mas teve de abandonar a prova depois de apenas 84 voltas completadas em razão de um problema na pressão do combustível.

Agora, embalado por forte campanha no IMSA — campeonato que disputa integralmente nos Estados Unidos e no qual ocupa a liderança —, e pela vitória nas 24 Horas de Daytona, em janeiro, Nasr volta a Le Mans como um candidato real à vitória. “Estou muito confiante nas nossas chances. A Porsche Penske Motorsport tem trabalhado incansavelmente para otimizar o desempenho do 963, e nossos resultados recentes são prova disso”, disse.

“Claro que Le Mans é uma corrida imprevisível, mas acredito que temos tudo para lutar pela vitória, incluindo uma equipe técnica de excelência e companheiros de equipe talentosos”, ressaltou o piloto, que também tem no currículo 39 largadas no Mundial de Fórmula 1 entre 2015 e 2016.

Entre os grandes — Nasr deu uma guinada na carreira quando mudou o foco da Fórmula 1 para as corridas de resistência. Nos Estados Unidos, conquistou o bicampeonato do IMSA, em 2018 e 2021, além de ter vencido as 12 Horas de Sebring em 2019. Com a vitória de Daytona em janeiro, o brasileiro agora busca coroar a temporada com o primeiro lugar em Le Mans, resultado inédito para o automobilismo brasileiro.

“Vencer as 24 Horas de Le Mans seria um marco incrível na minha carreira. Já ter vencido Daytona neste ano foi uma conquista enorme, e ganhar Le Mans consolidaria meu nome entre os grandes do Endurance. Seria a realização de um sonho e um reconhecimento do trabalho árduo e dedicação ao esporte”, disse o brasiliense.

“Com certeza, esse pensamento passa pela minha mente: fazer história como o primeiro brasileiro a vencer Le Mans seria um orgulho imenso, não apenas para mim, mas para todos os fãs de automobilismo no Brasil. Seria uma honra representar meu país dessa forma e inspirar futuras gerações de pilotos brasileiros”, acrescentou.

Cada detalhe importa — “Em Le Mans, a experiência lá é fundamental”, define ele. “É uma prova que exige toda a concentração e foco de cada membro da equipe. Para nós, pilotos, cada detalhe conta: desde a preparação e o equilíbrio do carro até a constância, a estratégia e a precisão nas paradas nos boxes. É crucial ser assertivo em cada decisão, manter a calma e ter uma leitura correta da prova, além de acelerar muito”, descreveu.

Da mesma forma, Felipe entende que cada minuto na pista conta muito para uma jornada bem-sucedida ao longo das 24 horas mais famosas do mundo. “Temos de aproveitar ao máximo as sessões de testes para ajustar o carro e garantir que estejamos prontos para qualquer situação que possa surgir durante a corrida. Essas próximas semanas serão fundamentais para chegarmos à França na melhor forma possível. O objetivo é um só: buscar a vitória”, concluiu Felipe Nasr.

Felipe Nasr
Idade: 31 anos (21/08/1992)
Naturalidade: Brasília (DF)
Categoria: Hypercar
Equipe: Porsche Penske Motorsport
Carro: Porsche 963
Número: #4
Companheiros de equipe: Mathieu Jaminet (FRA) e Nick Tandy (GBR)
Participações anteriores nas 24 Horas de Le Mans: 4 (2018, 2021, 2022 e 2023)
Currículo: campeão da Fórmula BMW Europeia (2009) e da Fórmula 3 Inglesa (2011); piloto reserva da Williams (2014) e titular da Sauber no Mundial de Fórmula 1; (2015 e 2016); bicampeão do IMSA SportsCar (2018 e 2021); vencedor das 12 Horas de Sebring (2019) e das 24 Horas de Daytona (2024)

SOBRE O CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE (WEC) DA FIA

O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.

O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.

Siga no X (ex-Twitter) @fiawec, Instagram em @fiawec_official e “curta” FIA WEC no Facebook – www.facebook.com/fiawec
Site oficial – www.fiawec.com
Site oficial: https://fiawecsaopaulo.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/fiawec_saopaulo/
Facebook: https://fiawecsaopaulo

 

Fonte: Mais Brasil 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.