McLaren se prepara para retorno histórico às 24 Horas de Le Mans após hiato de 26 anos

– Lendária corrida de longa duração foi palco da estreia vitoriosa da McLaren com o modelo F1 GTR, conquistando a “Tripla Coroa” do esporte a motor

– Equipe United Autosports segue para Le Mans após forte desempenho no Campeonato Mundial de Endurance em Spa-Francorchamps

– Brasileiro Nicolas Costa é um dos pilotos do carro número 59

– Terceiro McLaren GT3 EVO inscrito pela Inception Racing

– McLaren GT3 EVO se beneficia da tecnologia, desempenho e durabilidade do 720s

– Largada das 24 Horas de Le Mans será no sábado às 11 horas da manhã, com transmissão pela Band Sports (TV e streaming) e pelo canal Grande Prêmio no YouTube

A McLaren Automotive se prepara para sua primeira aparição nas 24 Horas de Le Mans 26 anos após sua última participação na icônica provade longa duração. Três carros McLaren GT3 EVO estão inscritos na competição, marcando assim a primeira vez em que a marca disputa na mesma temporada as três corridas da “Tríplice Coroa do Automobilismo”: as 24 Horas de Le Mans, o Grande Prêmio de Mônaco e as 500 Milhas de Indianápolis.

O lugar da McLaren nos livros de história foi garantido com uma impressionante vitória na estreia nas 24 Horas de Le Mans em 1995, com o superesportivo F1. Sua versão para as pistas, F1 GTR, regressou nas três temporadas seguintes, conquistando mais uma vitória na classe GT1 – e o segundo lugar na classificação geral – em 1997, então na configuração Longtail. Esses sucessos foram ainda mais notáveis considerando que o F1 nunca foi concebido para ser um carro de corrida e não necessitava de grandes modificações para ser competitivo.

Embora elementos do McLaren GT3 EVO tenham sido modificados em relação ao 750S – um modelo para uso cotidiano – para atender aos requisitos da categoria LMGT3, seu design inspirado em corridas garantiu que muitas semelhanças importantes permanecessem, assim como ocorreu com seu antecessor F1 GTR em relação ao F1 original.

A principal delas é o chassi, construído usando uma evolução das tecnologias introduzidas pela McLaren primeiro na Fórmula 1 e transferidas para seus carros de estrada, começando justamente pelo F1, há 30 anos.

O monocoque principal, que forma a célula dos ocupantes, é o mesmo Monocage II que está no coração do 750S e no qual estão fixadas as estruturas de impacto dianteira e traseira, idênticas às do carro de rua. Esse chassis em fibra de carbono faz parte do DNA da McLaren e foi escolhido pela sua construção rígida, forte e leve. Suas vantagens não estão apenas na redução de peso e no desempenho dinâmico superior, essenciais para as corridas, mas também no ambiente incrivelmente seguro para o condutor, especialmente importante nas disputas roda a roda em alta velocidade frequentemente vistas em Le Mans.

Mas o chassi é apenas parte do ambiente focado no condutor que motoristas e pilotos da marca compartilham. Ambos se beneficiam da mesma direção precisa e inspiradora pela qual todos os produtos da McLaren Automotive são reconhecidos. O GT3 EVO usa a mesma cremalheira e coluna de direção do 750S, projetada para traduzir diretamente as informações da pista e garantir ao motorista um posicionamento perfeito no traçado.

A excelência dinâmica do McLaren GT3 EVO é amparada pelo mesmo 4.0 V8 biturboque impulsiona o 750S, um motor originalmente projetado para desempenho em pista e também em estrada. Usando tecnologias nascidas no automobilismo, como comando de válvulas variável, lubrificação por cárter seco e materiais leves, porém resistentes, o M840T é, no entanto, mais potente no 750S, já que as regras da categoria GT determinam que o motor deve funcionar com potência restrita.

Ainda assim, os condutores vão se beneficiar da sua entrega de potência fenomenal e da resistência inerente exigida de um motor concebido e testado para funcionar com elevado desempenho durante milhares de quilômetros entre intervalos de manutenção.

Embora existam muitas adições relacionadas às corridas no McLaren GT3 EVO, incluindo freios específicos, pneus slick e adições aerodinâmicas que são proibidas para uso cotidiano, os proprietários do 750S também se beneficiam de muitos recursos que não são permitidos no regulamento que rege as inscrições em Le Mans, umas das etapas do World Endurance Championship, o campeonato de corridas de longa duração da FIA.

Isso inclui o spoiler traseiro ativo, os modos ajustáveis para o trem de força e o sofisticado sistema Proactive Chassis Control III, composto por combinações que podem ser definidas por um toque no McLaren Control Launcher. E, claro, a carroceria Spider, com capota rígida retrátil que pode ser elevada ou recolhida em apenas 11 segundos.

Dois dos três McLaren GT3 EVO que correrão em Le Mans são inscritos pelo parceiro de competição no WEC, United Autosports. O carro 59 – ostentando o mesmo número do F1 GTR vencedor da corrida de 1995 – será pilotado pelo britânico James Cottingham, pelo brasileiro Nicolas Costa e pelo suíço Grégoire Saucy. A tripulação do carro irmão 95 será composta pelos pilotos japoneses Hiroshi Hamaguchi e Marino Sato, além do chileno Nicolas Pino. O regresso da McLaren a Le Mans segue-se a um desempenho impressionante do carro 59 em Spa-Francorchamps, onde a equipe disputou a vitória e liderou muitas voltas da prova de seis horas.

O terceiro McLaren GT3 EVO será preparado pela Inception Racing, que recebeu uma entrada em Le Mans após o sucesso do piloto norte-americano Brendan Iribe na classe GTD do WeatherTech SportsCar Championship no ano passado. Para Iribe, este será o mais recente de muitos marcos em sua carreira automobilística, que começou em 2019 com uma série de performances impressionantes na Pure McLaren GT Series, precursora do campeonato McLaren Trophy.

A partir daí, ele correu em várias categorias de Gran Turismo ao redor do mundo, conquistando várias vitórias em campeonatos ao longo do caminho. Embora ele já tenha corrido em Le Mans anteriormente, esta será sua primeira participação nas 24 Horas com a McLaren – concretizando uma ambição pessoal – e será acompanhado pelo britânico Ollie Millroy e pelo dinamarquês Frederik Schandorff.

“Estamos entusiasmados por regressar a Le Mans; as 24 Horas são uma parte importante da história da McLaren e a oportunidade de competir novamente foi um grande incentivo para disputar o WEC. É a demonstração definitiva do desempenho e resistência dos nossos carros. Desejo a todas as nossas equipes boa sorte e espero uma corrida emocionante”, declara Michael Leiters, CEO da McLaren Automotive.

Sobre a UK Motors

A UK Motors é representante oficial e exclusiva da Aston Martin e da McLaren para o Brasil, e responde pela importação, comercialização e pós-vendas das operações das duas marcas britânicas. Tanto a Aston Martin quanto a McLaren estão entre as mais conceituadas fabricantes de carros esportivos e de luxo do mundo.

Sobre a McLaren Automotive

A McLaren Automotive é uma produtora de supercarros leves e de altíssimo desempenho. Lançada em 2010, a empresa é hoje a maior parte do Grupo McLaren.

Com sede no Centro de Tecnologia McLaren (MTC, McLaren Technology Center) em Woking, Surrey, Inglaterra, a McLaren Automotive é movida pelo desafio de criar os veículos mais emocionantes, envolventes e de referência do mundo. Aproveitando a história de 60 anos de desempenho autêntico e de corrida do nome McLaren, ele entregou alguns dos supercarros mais espetaculares já feitos.

O portfólio de produtos da empresa, composto por modelos GTS, supercarros, Motorsport e Ultimate, é vendido em mais de 40 mercados ao redor do mundo. Seus carros são montados manualmente no McLaren Production Center (MPC), localizado no mesmo campus da MTC em Woking.

A McLaren é uma pioneira que ultrapassa continuamente os limites. Em 1981, introduziu a tecnologia de chassis de fibra de carbono leve e resistente na Fórmula 1 com o McLaren MP4/1.

Em 1993, projetou e construiu o lendário carro de rua McLaren F1. Construído em torno de um chassi de fibra de carbono, ele estabeleceu o DNA de supercarro da McLaren, concretizado no século 21 em 2011 com a introdução do McLaren 12C, o primeiro carro de produção em série da McLaren Automotive.

A McLaren foi a primeira a entregar um hipercarro híbrido, o McLaren P1™, em 2013. Ao lançar a linha de veículos Ultimate Series, o P1™ foi seguido pelo McLaren Senna em 2018 e seu derivado GTR somente para pista foi lançado um ano depois. 2019 também viu a introdução do hiper-GT híbrido Speedtail. Seu modelo Ultimate mais recente, Elva, é o carro de rua mais leve da McLaren de todos os tempos.

Os modelos LT da McLaren representam a expressão máxima do desempenho em pista em supercarros de produção em série. O nome deriva da versão ‘Longtail’ do F1 GTR, introduzida em 1997, e foi incorporada à nomenclatura da McLaren Automotive em 2015 com a chegada do cupê 675LT baseado no McLaren 650S e do Spider. Em 2018, a lenda do LT continuou com o 600LT baseado no McLaren 570S. O capítulo mais recente da história do LT foi escrito em 2020 e 2021, com a introdução do cupê 765LT e do Spider.

Também em 2021, a empresa revelou seu novíssimo supercarro híbrido de alto desempenho, o McLaren Artura. O Artura é o primeiro McLaren a se beneficiar da McLaren Carbon Lightweight Architecture (MCLA). O MCLA foi projetado, desenvolvido e fabricado no McLaren Composites Technology Center, na região de Sheffield, na Inglaterra, usando processos pioneiros no mundo, e liderará o futuro eletrificado da marca.

Em 2022, a McLaren anunciou o Solus GT, um carro de corrida de assento único e cabine fechada que deu vida a um conceito futurista originalmente criado para jogos virtuais.

Em 2023, a McLaren revelou seu supercarro de produção em série mais leve e potente, o 750S – um desenvolvimento completo do premiado supercarro 720S. A McLaren também apresentou o novo GTS, substituindo o McLaren GT.

O McLaren Artura Spider foi revelado no início de 2024 como o primeiro conversível híbrido de alto desempenho da marca. Sua introdução foi parte de uma grande atualização do ano modelo para a placa de identificação Artura e significou que a linha de produção em série do GTS da McLaren, o novo Artura e o 750S foram introduzidos com 12 meses de diferença.

A McLaren Automotive também opta por fazer parceria com empresas e organizações líderes mundiais com ideias semelhantes, que ultrapassam os limites em seus respectivos campos. Estes incluem Ashurst, Bowers & Wilkins, Dynisma, Gulf, Monroe, Pirelli, Plan International, Richard Mille e Tumi.

Sobre o Grupo McLaren

O Grupo McLaren é líder global na produção de supercarros de alto desempenho e no automobilismo de elite.

Fundado em 1963 pelo piloto, engenheiro e empresário Bruce McLaren, o Grupo é formado pela McLaren Automotive, que constrói à mão supercarros leves e com eles compete em séries globais, incluindo o Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC); e uma participação majoritária na McLaren Racing, que compete no Campeonato Mundial de Fórmula 1, na série INDYCAR, na Fórmula E, na Extreme E e na F1 Academy.

O Grupo está sediado globalmente no icônico Centro de Tecnologia McLaren em Woking, Surrey, Inglaterra.

Com reputação de inovação e excelência tecnológica, a McLaren é uma das maiores empresas independentes do Reino Unido.

Fonte: LetraNova Comunicação

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.