2º Encontro Nacional de Usuários RedeMAIS 2024 conta com presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, e do Diretor Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, entre outras autoridades

O 2º Encontro Nacional de Usuários RedeMAIS 2024, que acontece hoje (18) e amanhã (19), no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal reúne, além do Ministro Ricardo Lewandowski, secretários, diretores e representantes de mais de 120 instituições públicas de todo o país para apresentação dos resultados obtidos com a utilização de tecnologias geoespaciais, no âmbito do Programa Brasil MAIS (Meio Ambiente Integrado e Seguro), um dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e da Polícia Federal. 

A RedeMAIS, que conta atualmente com mais de 468 instituições cadastradas e mais de 98 mil usuários ativos, disponibiliza, via Plataforma Web, o acesso e o compartilhamento das imagens de satélites diárias de alta resolução, adquiridas pela constelação PlanetScope e alertas de detecção de mudanças, a partir de contrato firmado entre a Polícia Federal e a SCCON Geospatial. 

Na abertura oficial do evento, o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, destacou a importância da RedeMAIS. “Trata-se de um programa ambicioso, integralmente financiado pelo Ministério da Justiça. Estamos usando altíssima tecnologia para monitorar todo País em alta resolução por meio de satélites, que estão à disposição da sociedade brasileira, para lidar com esse desafio climático e o crime organizado. A única forma de enfrentarmos esses desafios é usando a ciência e a tecnologia”, finalizou o ministro. 

A ideia é corroborada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, que também falou na abertura do evento. “Essa é uma pauta prioritária para o Ministério da Justiça. Combater o crime sem novas práticas é impossível. Precisamos agregar conhecimento e novos elementos para enfrentar um crime que se moderniza”, destacou Rodrigues. 

Nos dois dias de evento, os participantes trocarão experiências sobre o resultado do uso das imagens que monitoram diariamente os 8,5 milhões km² do território brasileiro, emitindo cerca de 20 tipos diferentes de alertas, apontando imediatamente as mudanças detectadas na paisagem. Com isso, está sendo possível combater o desmatamento, garimpo, extração de mineral, ocupação de terra indígenas, entre outros ilícitos. O sistema também possibilita a detecção de deslizamentos e alagamentos, tendo sido amplamente utilizado na catástrofe ocorrida no Rio Grande do Sul, conforme destacado pelo Gestor do Programa, Brasil MAIS, o Perito Criminal Federal Cristiano Cunha, da Polícia Federal, em sua palestra “RedeMAIS tecnologia e inovação criando impacto na gestão pública”. 

Iara Musse Felix, CEO da SCCON Geospatial, e Robbie Schingler, Co-fundador & Chief Strategy Officer da Planet apresentaram a palestra: Inovações criadas com a RedeMais e novas tecnologias e oportunidades para o ciclo 2024/2025.

Outro destaque é a participação de Mike Merit, Chief Customer Officer da Planet e Vinicius Rissoli, Diretor de Negócios da SCCON Geospatial, que participarão do painel: Monitoramento e Análises de Desastres Ambientais, que abordará o uso de tecnologias avançadas de monitoramento e análise para gestão de desastres ambientais, com foco em casos práticos no Rio Grande do Sul e São Paulo.

RedeMAIS

Atualmente, a RedeMAIS conta com mais de 460 organizações governamentais registradas, totalizando cerca de 98 mil usuários. Somente em 2024, mais de 30 novos órgãos públicos aderiram à RedeMAIS.  

Desde que o Programa Brasil MAIS começou a operar, em 2020, são monitorados diariamente 8,5 milhões de km2 do território brasileiro e áreas costeiras marinhas. Todos os órgãos públicos do Brasil que tenham interesse em participar da RedeMAIS podem acessar as imagens diárias de alta resolução da Planet, adquiridas pela constelação PlanetScope, composta por mais de 180 satélites, bem como aos alertas de detecção de mudanças emitidos pela SCCON através da Plataforma web integrada, fácil de usar e intuitiva.

Além do monitoramento da cobertura vegetal, e combate aos crimes ambientais, como desmatamento e degradação de florestas, o Programa tem se mostrado muito útil nos demais processos de monitoramento ambiental, como poluição de rios e da costa, queimadas, para atividades de planejamento urbano e para a finalidade de planejamento de operações de segurança pública.

SOBRE A SCCON

A SCCON é uma empresa brasileira de tecnologia do setor geoespacial. Seu objetivo é fornecer serviços e soluções que criem um impacto positivo nos processos e resultados de projetos dos quais participa e na sociedade.  Esse impacto positivo é proporcionado por meio da entrega ágil de informações geoespaciais precisas e atualizadas, via Plataforma Web da SCCON, e com o uso de processos automatizados, tecnologias, análises, e metodologias inovadoras para gerar informações sobre as mudanças que ocorrem no tempo e no espaço.

 

A SCCON fornece monitoramento diário com as imagens de satélite da Planet, que embasam laudos técnicos e periciais relacionados ao meio ambiente, agricultura, silvicultura, energia, entre outros, ajudando seus parceiros e clientes em suas decisões para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

 

 Fonte: Virta Comunicação Corporativa

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.