Novos recursos do Google e Meta prometem transformar o consumo de redes sociais e otimizar a produção de conteúdo
Por meio do CHATGPT, modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAi, a inteligência artificial (IA) já está impactando o marketing digital e a produção de conteúdo. No evento Think Google 2024, importantes inovações foram anunciadas pela Meta e Google, envolvendo a integração de IA em suas 15 principais plataformas. Essas atualizações irão afetar mais de 3 bilhões de usuários em serviços como Gmail e YouTube, impactando a interação do público no Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp ao redor do mundo.
Segundo Patrícia Moura, especialista em mídias digitais e CEO da consultoria de conteúdo Pride Content, a produção de conteúdo vem sendo parte indispensável das estratégias de marketing e está caminhando cada vez mais com o apoio da tecnologia. “A adoção da IA nas empresas e no marketing está consolidando essas ferramentas como essenciais na criação, personalização e distribuição de conteúdo”, analisa.
Uma pesquisa recente da Botco.ai, líder em comunicações de chat em nuvem com IA, revelou que 73% das empresas já utilizam inteligência artificial generativa para aprimorar a criação de conteúdo. Empresas B2B lideram com 78% de adesão, enquanto as B2C seguem com 65%.
“Profissionais de marketing interessados nas ferramentas de IA da Meta e Google podem explorar diversas opções disponíveis em seus sites oficiais. Aproveitar esses recursos pode ser a chave para o crescimento e popularização de muitas marcas,” completa.
Confira 10 inovações da Meta e Google que prometem mudar o jogo no consumo de redes sociais e na produção de conteúdo:
1. IA no YouTube: O Google está transformando a criação de conteúdo no YouTube, facilitando a produção de vídeos mais interessantes e personalizados. Ferramentas de análise preditiva com foco em ajudar os criadores a compreender melhor seu público e otimizar vídeos para aumentar o engajamento.
2. IA em grupos de WhatsApp: Conforme comunicado da Meta, agora você poderá ativar a @MetaAI em conversas de grupo no WhatsApp para obter conselhos ou respostas às suas perguntas. As mensagens direcionadas à Meta AI e suas respostas serão visíveis para todos no grupo. Esta função ainda não está disponível em todos os países, mas um tutorial deve ser disponibilizado pela empresa em breve.
3. Coleta de dados no mundo sem cookies: Com o fim dos cookies de terceiros, o Google está introduzindo ferramentas de IA para auxiliar na coleta de dados, construindo comunicação eficaz e tendo o cliente como ponto central, mantendo a confiança e maximizando a eficácia das campanhas.
4. Personalização e Criação de Anúncios com IA: O Google Ads emprega IA para ajustar conteúdos e desenvolver publicidades mais direcionadas e eficientes, elevando a criação, relevância e impacto dos anúncios.
5. Otimização nas Ferramentas do Google e Mídia Programática: A IA está revolucionando a mídia programática com ferramentas que automatizam e aprimoram a compra de anúncios em tempo real, aumentando a eficiência das campanhas e proporcionando uma compreensão detalhada do comportamento do consumidor para facilitar ajustes rápidos, além de potencializar o retorno sobre o cálculo do valor monetário de um investimento em relação ao seu custo (ROI).
6. IA em Fotos do Google e Meta: O Google Fotos usa IA para criar álbuns automáticos, colagens e vídeos com base nas fotos do usuário. A Meta introduziu a função Backdrop, que permite mudar o plano de fundo de fotografias de forma simples.
7. IA para criar Stickers nas redes sociais da Meta: As redes sociais da Meta integrarão tecnologias dos modelos LLaMA 2 e Emu para a criação rápida de figurinhas, disponíveis no Instagram, Messenger, Stories do Facebook e WhatsApp.
8. ChatBots com Personalidades nas redes sociais da Meta: A Meta AI lançará 28 chatbots com personalidades únicas, incluindo alguns interpretados por celebridades, com vozes e visuais distintos, inicialmente estarão disponíveis apenas nos Estados Unidos.
9. Tradução nas redes sociais da Meta: A Meta introduziu a SeamlessM4T, uma IA capaz de traduzir aproximadamente 100 idiomas, esta tecnologia está disponível em código aberto para pesquisadores sem licença de uso comercial e traduz tanto textos quanto falas.
10. Google Vision AI: É um serviço de IA do Google Cloud Platform que oferece recursos avançados de visão computacional para análise e interpretação de imagens e vídeos. A ferramenta permite que desenvolvedores e empresas integrem inteligência visual em diversos aplicativos e sistemas, para automatizar processos e extrair insights para aprimorar a experiência do usuário.
Há expectativa de que essas funcionalidades estarão todas disponíveis até o final de 2024, muitas ainda em fase beta, o que indica que a influência da IA no marketing digital será ainda mais significativa.
Sobre Patrícia Moura
Nascida e criada no Rio de Janeiro, Patrícia Moura é especializada em mídias sociais, professora, palestrante e fundadora da Pride Content, uma consultoria que impulsiona o engajamento de marcas no universo digital, no cenário denominado pela publicitária como “A Era da Inteligência Artificial”.
Patrícia é, pela segunda vez, júri de Entretenimento do Cannes Lions 2024, com o compromisso de inspirar uma nova geração de mulheres negras na publicidade e manter a excelência na indústria publicitária, com a escolha das peças de entretenimento mais inovadoras do mundo.
Com quase duas décadas de experiência em agências de publicidade e sucessos junto a gigantes como Rock in Rio, Itaú, Mercado Livre, Ambev, entre outras marcas, sua gestão é impulsionada por uma bagagem de mais de 30 prêmios em 2023, dentre eles 9 Leões de Cannes, incluindo Leões de Ouro, Prata e Bronze, para o Mercado Livre com o case “Files of Freedom”, que contou com a participação da cantora Pabllo Vittar, além de outras nomeações.