Depois de uma segunda etapa tumultuada em março, quando a chuva tornou a classificação, sábado, uma loteria, e impediu a realização da corrida principal no domingo, a Stock Car volta ao Velocitta no próximo fim de semana para realizar três corridas: na sexta, a corrida adiada de março, e sábado e domingo, as corridas da quinta etapa da temporada 2024.

Para a Ipiranga Racing, que foi uma das equipes que sofreu em março, as perspectivas para o próximo fim de semana são boas, mas o desafio é enorme.

“A questão é que estaremos expostos três vezes ao risco, temos que chegar ao domingo imunes aos acidentes, e teremos apenas um treino para acertar os carros para a corrida de sexta, adiada de março. No fim de semana passado tivemos corrida de endurance aqui no Velocitta, e pudemos constatar que a pista está bastante desgastada em alguns pontos, principalmente na curva 5. Também teremos um clima bem mais frio que em março, e em tese sem chuva. Estamos bem confiantes, até porque fizemos algumas modificações técnicas visando melhorar a performance e teremos carros evoluídos em relação à segunda etapa”, diz o chefe da Ipiranga Racing, Andreas Mattheis.

Como foi em março

O longo sábado, 23 de março, com classificação pela manhã e corrida Sprint à tarde, foi de muita tensão, e como a pista do Velocitta, de muitos sobes e desces para Thiago Camilo e Cesar Ramos.

Nos minutos que antecederam a primeira sessão de classificação (Q1), a chuva fez com que as equipes escolhessem entre os slicks e os pneus de chuva apenas segundos antes de entrarem na pista. Com pneus slicks, Thiago Camilo foi o mais veloz entre os pilotos do primeiro grupo, e Cesar Ramos o segundo entre os pilotos do segundo grupo.

A boa perspectiva de brigar pela pole position evaporou junto com a água que ainda restava na pista quando o mormaço apareceu para o Q2. Provavelmente um problema de calibragem dos pneus para a nova situação de pista fez com que os carros da Ipiranga Racing perdessem rendimento e nenhum dos dois pilotos ficou entre os 12 que fazem o Q3. Thiago Camilo classificou em 17º e Cesar Ramos em 18º.

A Ipiranga Racing optou por fazer estratégias muito parecidas para os dois pilotos: tentar ganhar posições na corrida de sábado, que tem 30 minutos + uma volta e vale menos pontos, mas sem usar os melhores pneus e poupando ao máximo o uso do botão de ultrapassagem.

Dentro dessa estratégia, Thiago Camilo ter levado a bandeira quadriculada em 10º lugar e Cesar Ramos em 13º foi resultado muito bom. Na corrida da próxima sexta, dia 28, Camilo larga em 17º e Ramos em 18º.

A Ipiranga Racing no Velocitta

Na Ipiranga Racing de Andreas Mattheis desde 2017, Thiago Camilo tem três vitórias no Velocitta, na corrida principal das etapas 2 e 10 de 2019, e na corrida 2 da décima etapa de 2021. Ainda subiu ao pódio em 3º lugar corrida principal da terceira etapa de 2021 e na corrida principal da oitava etapa de 2022.

Cesar Ramos chegou à Ipiranga Racing em 2021 e tem dois pódios no Velocitta: em 2021 foi 3º na corrida 2 da etapa 4 e na corrida principal da etapa 10.

Fonte: Alexandre Kacelnik

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