Campeões dos dois concursos mais importantes de cafés em 2023 serão vendidos juntos em edição limitada

Em dezembro de 2023, um café brasileiro alcançou o maior lance da história em um leilão internacional: trata-se do café Geisha, produzido pela Orfeu Cafés Especiais e campeão do Cup of Excellence 2023, principal concurso de qualidade de cafés nacionais para o mundo, também conhecido como o “Oscar do Café”. O leilão, que ocorre pós-premiação, atingiu o valor de R$ 84,5 mil por cada saca de 60 quilos. Ainda no último trimestre do mesmo ano, outro café produzido pela Orfeu, desta vez da variedade Arara, foi campeão do também importante concurso AROMA BSCA. 

Para celebrar essa dupla conquista, as duas variedades condecoradas nas renomadas premiações serão colocadas à venda juntas, em uma edição especial comemorativa. Embaladas em garrafas de vidro vedadas à rolha e numeradas à mão, as 200 unidades do Microlote Premiado (R$ 450 – 210g cada garrafa) são colocadas à venda a partir do dia 28 de junho, apenas no e-commerce da marca e no empório Santa Luzia, em São Paulo.

Geisha, a persistência vitoriosa de Orfeu

Geisha é uma das variedades mais raras e admiradas do mundo. Nativa da Etiópia, é uma iguaria, como tal. Para Orfeu, um verdadeiro êxito, uma vez que este é um café delicado que pode encontrar grandes obstáculos no terroir brasileiro.

Mas a persistência dos produtores falou mais alto. Eles aceitaram o desafio e triunfaram. Avaliado em 91,38 pontos, Geisha de Orfeu foi o grão vencedor do Cup Of Excellence 2023, o concurso mais importante do mundo, o “Oscar” dos cafés. Um 1o lugar exótico, de alta complexidade, descrito de maneiras distintas pelos apreciadores. Entre diversos aromas – mel, manga, damasco, maracujá, caramelo, jasmin, mamão, melaço, limão, ameixa, erva-cidreira, floral, framboesa, laranja, maçã vermelha, uva roxa –, Geisha de Orfeu surpreende com seu corpo aveludado de misteriosos aspectos florais e amanteigados.

Arara, alta complexidade sensorial

O Arara é uma variedade de café relativamente nova. De origem brasileira, foi desenvolvida para adaptar-se perfeitamente ao terroir do nosso país. Nas terras de Orfeu e nas mãos de seus produtores e especialistas, o Arara ganhou novos atributos. De acidez brilhante, equilibrando aspectos sensoriais como o aveludado doce da rapadura e do melaço com o frescor intenso do limão e da hortelã, o café campeão do concurso Aroma BSCA 2023, avaliado em 90,38 pontos, foi descrito pelos degustadores como um café distinto, de doçura intensa e finalização prazerosa e marcante.

Produzido de maneira artesanal para alcançar os sabores perfeitos, este microlote de Arara passou por uma secagem ao sol, no terreiro da fazenda, sem uso de máquinas. O processo cereja descascado, escolhido pelos especialistas da Fazenda, junto ao raro terroir de solo vulcânico, também abriu os caminhos para uma complexidade sensorial admirável, que concedeu a esse café a vitória no Aroma 2023.

 

Serviço:

E-commerce Orfeu: Café Orfeu (cafeorfeu.com.br)
Instagram: @OrfeuCafes
Youtube: @OrfeuCafesEspeciais

Sobre Orfeu Cafés Especiais

Marca criada em 2005, Orfeu Cafés Especiais carrega com louvor a colocação de café brasileiro mais premiado no mundo. Tal excelência é fruto de um trabalho minucioso que acontece desde a seleção das sementes até chegar à xícara de seus apreciadores. O plantio do café tem como origem diferentes terroirs e é cultivado majoritariamente no alto das montanhas do sul de Minas Gerais, na icônica fazenda Sertãozinho, que faz parte do complexo de Orfeu, sendo a maior detentora das lavouras, além de guardiã de um jequitibá de 1.500 anos. Em 2022, Orfeu expandiu e, por meio do Plano de Certificação, passou a viabilizar o fornecimento de café advindo de outros cafeicultores, por conta do aumento de consumo de cafés especiais no Brasil e, consequentemente, crescimento da marca.

Orfeu cuida de todo processo de produção: plantio, colheita, torra e embalagens — manuseado pelos dedicados e gabaritados funcionários da empresa. Entre estes, em constante especialização e evolução, estão dez Q-Graders, especialistas internacionais de café. Em seu portfólio padrão, fazem parte os Blends Intenso, Clássico, Bourbon Amarelo, Orgânico, Descafeinado e os lançamentos pontuais de Microlotes. 

De sabores únicos e frescor inigualável, Orfeu conta ainda com um produto no mesmo nível e trato como seus cafés. Depois de quase dez anos da primeira oliveira, a marca lançou em 2020 seus azeites especiais. As oliveiras plantadas a mais de 1.300 metros de altitude na Fazenda Rainha são cultivadas em terroir privilegiado, de solo vulcânico e que proporcionam em cada cuidadosa extração a qualidade máxima. Azeites Especiais Orfeu são elaborados em lagar próprio (oficina de produção de azeites) nas versões de Koroneiki, Coratina, Arbosana, Arbequina, Blend de safra e lançamentos pontuais de Microlotes. Mesmo com apenas dois anos no mercado, os Azeites Especiais Orfeu já foram premiados pelos mais respeitados concursos do mundo.

 Fonte: Coletiva Comunicação

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.