Piloto conquistou um quinto lugar na categoria Master em prova ocorrida no domingo passado (23), no circuito de Interlagos
Uma grande experiência. Essa é a melhor definição para a estreia do piloto mineiro Silas Passos em uma das principais categorias de monopostos do Brasil, a Fórmula 1600, durante o fim de semana passado, em rodada dupla no Autódromo de Interlagos.
“Foi uma experiência fantástica. O F-1600 é um carro muito raiz, superou minhas expectativas. Gostei bastante, bastante mesmo”, garantiu Silas, que tem negociações avançadas para correr na Mazda MX-5 Cup ainda neste ano.
Apesar da adaptação necessária a um estreante, Passos conquistou um resultado positivo na etapa de domingo (23): o quinto lugar na categoria Master, pouco mais de cinco segundos atrás do quarto colocado, Sandro Barbosa, com quem travou alguns belos duelos durante as 12 voltas no circuito de 4.309 metros de extensão. Aliás, Silas concluiu a corrida no mesmo giro do vencedor geral, Bruno Gonçalves.
De fato, o resultado no domingo representou uma verdadeira volta por cima em relação à participação na prova um, realizada no sábado. Problemas no câmbio do carro número 36, pouco após a largada, atrapalharam as pretensões do piloto na busca pelo pódio. Com isso, terminou na sexta posição.
Vale destacar que, muito mais que uma estreia na Fórmula 1600, a participação nas corridas no autódromo paulistano representou o primeiro contato do piloto com monopostos de câmbio manual. Com passagens por certames de kart e de carros de turismo, o piloto natural do munícipio mineiro de Raposos fez questão de ressaltar as impressões positivas que teve do carro.
“O F-1600 é muito arisco, leve e tem uma retomada rápida, é muito esperto. Você sente muito o carro no braço. É como se fosse um carro raiz, à moda antiga, sem controle de tração, passa marcha no câmbio manual. Você consegue frear muito em cima da curva e sair muito rápido, por conta do peso do carro”, explicou o estreante.
Contudo, o monoposto está longe de ser o único ponto que agradou a Silas, pois o piloto também fez questão de exaltar a qualidade do grid da categoria paulista.
“Tem piloto lá que já tem 12 anos na categoria, fazendo a mesma etapa. O pessoal conhece muito bem o carro e ajudou a desenvolvê-lo. A turma é muito unida e bacana, bem aberta, mas lógico que existe competição. Eu me surpreendi bastante com a competitividade, eles andam muito bem”, detalhou.
Embora esteja amplamente empenhado em correr no automobilismo norte-americano em 2024, Passos gostou da experiência na Fórmula 1600 e já reservou espaço na agenda para disputar a próxima etapa do certame, nos dias 20 e 21 de julho, em Interlagos.