Agenda de férias focada nas crianças; Museu ainda segue o ciclo Vozes de Oxum, dessa vez voltado à resistência das ocupações em São Paulo
O museu Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Organização Social Poiesis, inicia o mês de julho com visitas e oficinas para o público infantil aproveitar as férias.
Fique por dentro dos destaques do museu localizado na zona oeste de São Paulo.
Brincadeiras de crianças
O núcleo educativo da Casa Guilherme de Almeida promove diversas atividades para as famílias que estarão aproveitando as férias em São Paulo. Pela visita As aventuras de Ling-Ling na casa do poeta, no dia 6/07, sábado, a partir das 11h, as crianças conhecem as travessuras do Ling-Ling, cachorro que precisa da ajuda dos participantes para lembrar onde ficam determinados objetos do museu.
Após um percurso pelo quintal do museu e entorno, os pequenos poderão criar carimbos naturais e impressão de várias texturas na oficina Carimbos com folhas. A atividade está programada para 13 e 27/06, sábados, das 11h às 12h, e também vai propor um bate-papo sobre o patrimônio natural urbano e o impacto das mudanças climáticas na cidade de São Paulo.
E a oficina de Pintura natural é voltada para bebês de até três anos acompanhados pelos responsáveis. No domingo (21), das 15h às 16h, propondo a socialização e sensibilização para o espaço museológico.
Ciclo Vozes de Oxum
Pedindo licença ao orixá das águas doces, a Casa Guilherme de Almeida continua o ciclo de conversas e trocas de saberes “Vozes de Oxum” com convidadas que se voltam à proteção das culturas e dos territórios onde vivem. No dia 15/07, segunda-feira, das 19h às 21h, o tema será Periferia no centro: ocupações em São Paulo. Para pedir interpretação em Libras, é preciso solicitar antes no site do museu (clique aqui), e a inscriçao está aberta até 14/07.
Dessa vez, o encontro traz as seguintes convidadas: Luana Morena Gomes, mulher preta, periférica, Assistente Social pela Uninove, especialista em Assessoria Técnica a Melhorias Habitacionais e Urbanas (Habitathis) na FAU-USP, e atuante na regularização fundiária em Guarulhos; e Renata Vieira Ramos, de Garanhuns (PE) e coordenadora do Movimento Social na Luta por Moradia. A concepção e mediação são de Anacleta Pires da Silva, quilombola de Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru-Mirim (MA), pedagoga, lavradora, poetisa, instrumentista, e integrante do Grupo de Estudos Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) da UFMA; e de Dayanne da Silva Santos, afro-indígena, educadora popular, socióloga e de terreiro, parte do GEDMMA e do Laboratório Urgente de Teorias Armadas (LUTA/URGS), além de coordenar o coletivo Encontros Marginais.
Para ficar por dentro de toda a programação, acesse o site do museu.
Serviço:
Programação gratuita
Férias com as crianças
Visita
AS AVENTURAS DE LING-LING NA CASA DO POETA
Sábado, 6/07, das 11h às 12h
Livre
Inscrição até 5/07 neste link.
Oficinas
CARIMBOS COM FOLHAS
Sábados, 13 e 27/07, das 11h às 12h
Livre
Inscrição até 12/07 neste link.
PINTURA NATURAL
Domingo, 21/07, das 15h às 16h
Classificação: bebês de até 3 anos com os responsáveis
Inscrição até 20/07 neste link.
Para cada uma das atividades acima: em caso de vagas remanescentes, os interessados poderão inscrever-se presencialmente, por ordem de chegada | 10 vagas
Ciclo Vozes de Oxum – “Territórios diversos e suas formas de vida”
PERIFERIA NO CENTRO: OCUPAÇÕES EM SÃO PAULO
Com Luana Morena Gomes e Renata Vieira Ramos
Segunda-feira, 15/07, das 19h às 21h
Atividade realizada pela plataforma Zoom
Inscrição até 14/07 neste link
Tradução em Libras disponível por meio de solicitação – aqui
——
Funcionamento:
Terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Programação gratuita
R. Macapá, 187 – Perdizes, São Paulo-SP
Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525
Agende a sua visita: (11) 3672-1391 | 3868-4128
Confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.
Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Fonte: Poiesis