Fabricante domina final de semana no Autódromo de Interlagos com pole position para Kamui Kobayashi, Nyck de Vries e Mike Conway, e vitória com Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa

A TOYOTA GAZOO Racing celebrou neste domingo a vitória nas 6 Horas de São Paulo, quinta etapa da temporada 2024 do WEC, o Mundial de Endurance, disputada no Autódromo de Interlagos. Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa tomaram a liderança da disputa no início da terceira hora de prova e dominaram a etapa brasileira do campeonato, que voltou a ser disputada após dez anos e contou com um público de 73.205 pessoas no final de semana.

Os pilotos da fabricante dominaram completamente o final de semana na capital paulista. No sábado, Kamui Kobayashi garantiu a pole position para o Toyota GR 010 Hybrid número 7. O japonês, que corre ao lado de Mike Conway e de Nyck de Vries, liderou as duas primeiras horas de disputa, até precisar fazer uma parada não programada nos boxes, cedendo a ponta para o time do carro numeral 8, de Buemi, Hartley e Hirakawa. O resultado foi celebrado por Akio Toyoda, fundador do time.

“Parabéns ao Séb, Brendon e Ryo e a todos do carro número 8 pela vitória. Todos estavam motivados pela decepção de Le Mans e vocês compensaram isso não apenas para a equipe do WEC, mas a todos da TOYOTA GAZOO Racing. Todos do carro número 7 podem não ter superado essa frustração, mas a forma como todos eles lutaram para voltar ao quarto lugar depois de cair para 17º foi fantástica. Especialmente a ultrapassagem de Kamui no final foi incrível”, disse Toyoda.

O resultado foi importante para a TOYOTA GAZOO Racing, que avançou para a vice-liderança do Mundial de Construtores ao alcançar 122 pontos, distante apenas quatro pontos da liderança do campeonato. Entre os pilotos, Kobayashi e De Vries seguem na terceira posição com 95 pontos, ante 117 dos primeiros colocados. Buemi, Hartley e Hirakawa entraram no grupo dos cinco primeiros na tabela de classificação, alcançando os 69 pontos após cinco etapas do campeonato.

“Este foi definitivamente o nosso final de semana. Tivemos um bom ritmo na classificação e os dois carros estavam muito fortes na corrida, além de termos administrado muito bem a degradação dos pneus. Parabéns ao carro número 8 pela vitória, eles fizeram uma ótima corrida. O carro número 7 tinha potencial para vencer, mas infelizmente tivemos um problema e isso nos custou tempo nos boxes. Mas fizemos o possível para voltar, e o quarto lugar foi o melhor que conseguimos”, disse Kobayashi, piloto e chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WEC.

Buemi também comemorou. “Foi um dia incrível para nós com o carro número 8, vencendo uma corrida pela primeira vez este ano. Tínhamos um carro excelente. O gerenciamento dos pneus foi um dos nossos pontos fortes, principalmente o fato de podermos usar o composto médio durante toda a corrida, o que realmente nos ajudou a ter um bom ritmo. Estou muito feliz por finalmente ter um fim de semana sem problemas depois de um início de temporada complicado. Tivemos uma classificação forte com os dois primeiros, mas o carro numeral 7 não teve sorte com o problema. Eles foram muito rápidos e mereciam um resultado muito melhor do que esse. Marcamos bons pontos no Campeonato Mundial de Construtores e vamos para a próxima corrida com o objetivo de continuar assim”, disse.

Hartley destacou a importância da primeira vitória da temporada. “Não tivemos a melhor das temporadas até agora com o carro número 8, portanto, conseguir essa vitória é fantástico. O carro 7 fez uma corrida incrível, eles estavam voando hoje, então me sinto mal por eles. Meu primeiro stint na largada não foi fácil, com muita degradação dos pneus, mas conseguimos superar isso e fizemos uma corrida limpa e agradável. Conseguimos a vitória e isso é o que importa. Também marcamos bons pontos para o Campeonato Mundial, portanto, queremos manter esse ritmo nas próximas corridas”, disse.

Hirakawa destacou o esforço de todo time. “Já faz muito tempo desde a última vitória no Bahrein, mas nunca desistimos e sempre nos esforçamos muito. Meu stint não foi fácil com a degradação, então precisei cuidar dos pneus. Tive a chance de trocar os pneus do lado direito, mas ainda precisei controlar bastante os pneus, então fiquei feliz por ter conseguido manter a diferença para o carro de trás. Para a equipe no Campeonato Mundial de Construtores, era importante vencermos a corrida, e estou feliz por isso. Agradeço aos fãs pelo apoio durante todo o fim de semana e a toda a equipe pelo enorme esforço nesta semana. Faltam três corridas, portanto, continuaremos lutando pelo título”, completou.

O Mundial de Endurance segue a temporada 2024 no próximo dia 1º de setembro, quando visitará o Circuito das Américas, nos Estados Unidos, para a disputa da Lone Star Le Mans.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.