Mika Häkkinen, bicampeão mundial de Fórmula 1 (1998 e 1999) voltou a pilotar um McLaren. Ao volante de um Solus GT pintado como uma homenagem ao McLaren MP4/13 com o qual venceu o título de 1998, Hakkinen fez uma apresentação na subida da colina, um dos pontos altos do Festival de Velocidade de Goodwood. A trilha sonora emocionante e de alta rotação do motor V10 e a pintura foram uma homenagem à icônica era dos motores V10 da Fórmula 1 e aos dois títulos de Häkkinen para a McLaren. O McLaren Solus GT faz história no Festival de Goodwood ao vencer na final do desafio cronometrado em 2023.

Trazendo o legado heróico da McLaren de Häkkinen para o século 21, o McLaren Solus GT dirigido pela lenda da Fórmula 1 no Festival de Goodwood deste ano é um dos 25 carros produzidos por clientes. Seu proprietário, um fanático pela McLaren Fórmula 1 e por Häkkinen, encarregou a McLaren Special Operations (MSO) de pintar à mão seu Solus GT como uma impressionante homenagem ao famoso piloto MP4/13 do finlandês. No ano passado, Häkkinen pilotou dirigiu um MP4/13 em Goodwood e o piloto de fábrica da McLaren, Marvin Kirchhöfer, conquistou a vitória com um Solus GT na final do desafio cronometrado com um tempo de 45s342. Esse desempenho sensacional significou que a McLaren teve o carro mais rápido em Goodwood pela segunda vez em três anos, depois que o 720S GT3X recebeu honras em 2021.

Exibindo o artesanato característico da MSO, a pintura compreende cores habilmente misturadas e fiéis ao chassi do MP4/13 como é hoje, em vez dos tons do carro de Fórmula 1 de 1998. Em mais uma demonstração de autenticidade, a pintura foi aplicada por um membro da equipe de pintura da MSO que pintou os carros MP4/13 para a temporada de 1998. “Dirigir o Solus GT é uma experiência que me lembra da época em que corria pela McLaren. Um verdadeiro monoposto com potência e som de motor V10. Simplesmente incrível!”, afirmou Häkkinen.

O Solus GT, revelado em agosto de 2022, vê a McLaren tornar real sua expressão do melhor hipercarro monoposto somente para pista do mundo virtual. Baseado no carro-conceito McLaren Ultimate Vision Gran Turismo previsto para o videogame Gran Turismo SPORT, serão fabricados apenas 25 carros de clientes, com entregas em andamento. O Solus GT pesa menos de 1.000 kg e é movido por um motor V10 de 5,2 litros naturalmente aspirado que pode atingir mais de 10.000 rpm e desenvolver 840 cv. A aerodinâmica da carroceria e do piso, aprimorada tanto pela pesquisa em túnel de vento quanto pela Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD), é capaz de gerar mais de 1.200 kg de força descendente. A fusão de engenharia ultraleve, potência e incrível otimização aerodinâmica significa que o Solus GT é capaz de atingir os tempos de volta mais rápidos de qualquer McLaren fora das corridas de monopostos e oferece uma experiência de pilotagem próxima ao envolvimento e à sensação de dirigir um Fórmula 1.

Um vídeo de Mika dirigindo este Solus GT especial na subida de Goodwood pode ser encontrado em https://www.youtube.com/watch?v=SnEPfSnM_40&feature=youtu.be.

Sobre a UK Motors

A UK Motors é representante oficial e exclusiva da Aston Martin e da McLaren para o Brasil, e responde pela importação, comercialização e pós-vendas das operações das duas marcas britânicas. Tanto a Aston Martin quanto a McLaren estão entre as mais conceituadas fabricantes de carros esportivos e de luxo do mundo.

Sobre a McLaren Automotive

A McLaren Automotive é uma produtora de supercarros leves e de altíssimo desempenho. Lançada em 2010, a empresa é hoje a maior parte do Grupo McLaren.

Com sede no Centro de Tecnologia McLaren (MTC, McLaren Technology Center) em Woking, Surrey, Inglaterra, a McLaren Automotive é movida pelo desafio de criar os veículos mais emocionantes, envolventes e de referência do mundo. Aproveitando a história de 60 anos de desempenho autêntico e de corrida do nome McLaren, ele entregou alguns dos supercarros mais espetaculares já feitos.

O portfólio de produtos da empresa, composto por modelos GTS, supercarros, Motorsport e Ultimate, é vendido em mais de 40 mercados ao redor do mundo. Seus carros são montados manualmente no McLaren Production Center (MPC), localizado no mesmo campus da MTC em Woking.

A McLaren é uma pioneira que ultrapassa continuamente os limites. Em 1981, introduziu a tecnologia de chassis de fibra de carbono leve e resistente na Fórmula 1 com o McLaren MP4/1.

Em 1993, projetou e construiu o lendário carro de rua McLaren F1. Construído em torno de um chassi de fibra de carbono, ele estabeleceu o DNA de supercarro da McLaren, concretizado no século 21 em 2011 com a introdução do McLaren 12C, o primeiro carro de produção em série da McLaren Automotive.

A McLaren foi a primeira a entregar um hipercarro híbrido, o McLaren P1™, em 2013. Ao lançar a linha de veículos Ultimate Series, o P1™ foi seguido pelo McLaren Senna em 2018 e seu derivado GTR somente para pista foi lançado um ano depois. 2019 também viu a introdução do hiper-GT híbrido Speedtail. Seu modelo Ultimate mais recente, Elva, é o carro de rua mais leve da McLaren de todos os tempos.

Os modelos LT da McLaren representam a expressão máxima do desempenho em pista em supercarros de produção em série. O nome deriva da versão ‘Longtail’ do F1 GTR, introduzida em 1997, e foi incorporada à nomenclatura da McLaren Automotive em 2015 com a chegada do cupê 675LT baseado no McLaren 650S e do Spider. Em 2018, a lenda do LT continuou com o 600LT baseado no McLaren 570S. O capítulo mais recente da história do LT foi escrito em 2020 e 2021, com a introdução do cupê 765LT e do Spider.

Também em 2021, a empresa revelou seu novíssimo supercarro híbrido de alto desempenho, o McLaren Artura. O Artura é o primeiro McLaren a se beneficiar da McLaren Carbon Lightweight Architecture (MCLA). O MCLA foi projetado, desenvolvido e fabricado no McLaren Composites Technology Center, na região de Sheffield, na Inglaterra, usando processos pioneiros no mundo, e liderará o futuro eletrificado da marca.

Em 2022, a McLaren anunciou o Solus GT, um carro de corrida de assento único e cabine fechada que deu vida a um conceito futurista originalmente criado para jogos virtuais.

Em 2023, a McLaren revelou seu supercarro de produção em série mais leve e potente, o 750S – um desenvolvimento completo do premiado supercarro 720S. A McLaren também apresentou o novo GTS, substituindo o McLaren GT.

O McLaren Artura Spider foi revelado no início de 2024 como o primeiro conversível híbrido de alto desempenho da marca. Sua introdução foi parte de uma grande atualização do ano modelo para a placa de identificação Artura e significou que a linha de produção em série do GTS da McLaren, o novo Artura e o 750S foram introduzidos com 12 meses de diferença.

A McLaren Automotive também opta por fazer parceria com empresas e organizações líderes mundiais com ideias semelhantes, que ultrapassam os limites em seus respectivos campos. Estes incluem Ashurst, Bowers & Wilkins, Dynisma, Gulf, Monroe, Pirelli, Plan International, Richard Mille e Tumi.

Sobre o Grupo McLaren

O Grupo McLaren é líder global na produção de supercarros de alto desempenho e no automobilismo de elite.

Fundado em 1963 pelo piloto, engenheiro e empresário Bruce McLaren, o Grupo é formado pela McLaren Automotive, que constrói à mão supercarros leves e com eles compete em séries globais, incluindo o Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC); e uma participação majoritária na McLaren Racing, que compete no Campeonato Mundial de Fórmula 1, na série INDYCAR, na Fórmula E, na Extreme E e na F1 Academy.

O Grupo está sediado globalmente no icônico Centro de Tecnologia McLaren em Woking, Surrey, Inglaterra.

Com reputação de inovação e excelência tecnológica, a McLaren é uma das maiores empresas independentes do Reino Unido.

Fonte: LetraNova Comunicação

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