O primeiro dia de ação no circuito de Spa-Francorchamps foi dominado por vários tons de laranja. Max Verstappen foi o mais rápido na primeira sessão com tempo de 1min43s372, para a alegria do exército laranja que lotou as arquibancadas e áreas de visualização ao redor do circuito de Ardennes. No entanto, na segunda sessão, o tricampeão mundial e sua Red Bull tiveram de dar lugar ao tom laranja papaia. Max liderou a tabela de tempos no TL2 após suas primeiras voltas com Macios com tempo de 1min42s477, mas depois foi superado pelas McLarens de Oscar Piastri, por apenas dois milésimos de segundo, e então mais enfaticamente por Lando Norris, que marcou tempo de 1min42s260. O tempo do inglês não foi apenas muito mais rápido do que o tempo da pole position de 2022, de 1min43s655 marcado por Verstappen, mas também ficou bem abaixo do tempo previsto de 1min42s800. O evento de 2023 foi realizado no formato Sprint e ambas as sessões de classificação não foram comparáveis aos tempos de hoje, pois a pista estava molhada.
O DIA NA PISTA
Ambas as sessões foram realizadas em condições climáticas razoavelmente constantes, com céu nublado e temperaturas da pista indo de pouco acima de 37ºC no TL1 para uma mínima de 30ºC no TL2. Doze dos vinte pilotos já usaram um conjunto de pneus duros dos dois que podem utilizar por fim de semana de corrida. Apenas os pilotos da Mercedes, Ferrari, McLaren e Alpine guardaram os dois conjuntos.
No TL1 e TL2, alguns cortes foram vistos em alguns pneus, causados pelo cascalho trazido à pista pelos carros que passaram pelas áreas de escape e voltaram para a pista.
SIMONE BERRA – ENGENHEIRO-CHEFE
“Parece ser um fim de semana particularmente exigente na parte dos pneus, como de fato era de se esperar em uma pista especial como Spa-Francorchamps. O fato de grandes seções da pista terem sido recapeadas viu um aumento significativo na aderência que, por um lado, tornou a pista muito mais rápida, já em quase 1,4s em comparação com a pole de dois anos atrás, a última vez que houve um ponto de referência realista, enquanto por outro lado provavelmente levou a um aumento na granulação, especialmente no Médio e no Macio, e, portanto, um consequente aumento na degradação do desempenho em uma longa distância. Em ambas as sessões, também vimos uma evolução marcante da pista.
Como a pista deve ficar, principalmente, molhada amanhã e depois seca no domingo, as equipes terão de confiar nos dados coletados hoje para chegar à melhor configuração e estratégia em uma pista onde já é mais complicado do que o normal encontrar o compromisso certo entre a necessidade de downforce aerodinâmico para impedir que os pneus deslizem, especialmente no segundo setor, e manter uma boa velocidade máxima para ser competitivo no primeiro e terceiro setores, mais rápidos. Comparado ao que vimos nos dois anos anteriores com esta nova geração de carros, o C2 parecia ser bastante competitivo e poderia ser uma escolha válida para a corrida, o que explica por que quatro equipes guardaram dois conjuntos para cada um de seus pilotos.”
FÓRMULA 2
Esta tarde, os três pilotos que lideram a classificação do campeonato garantiram os três primeiros lugares no grid para a Feature Race de domingo. O estoniano Paul Aron (Hitech Pulse-Eight) garantiu a pole position com tempo de 1min56s959, à frente do brasileiro Gabriel Bortoleto (Invicta Racing), segundo com 1min57s127, e do francês Isack Hadjar (Campos Racing), terceiro com 1min57s241. Hadjar atualmente lidera a classificação de pilotos com 140 pontos, à frente de Aron (122) e Bortoleto (110).
Não houve mudanças em relação aos anos anteriores nos compostos escolhidos pela Pirelli em colaboração com a FIA e a promotora da etapa de Spa-Francorchamps: as equipes estão usando o P Zero Amarelo médio e o P Zero Vermelho macio neste fim de semana. Como foi o caso em Hungaroring no último fim de semana, é uma seleção que oferece uma ampla janela de opções de estratégia, começando com a Sprint de sábado, que também pode ser enfrentada com o Macio. Muito depende do clima, sempre muito variável nesta parte da Bélgica, mesmo no auge do verão. Os pilotos que chegaram ao pódio da Feature Race de 2023 seguiram estratégias diferentes: o vencedor Jack Doohan começou com o Médio antes de mudar para o Macio após 16 das 25 voltas, enquanto o segundo e o terceiro colocados Theo Pourchaire e Enzo Fittipaldi percorreram pouco mais de metade da distância com o Macio antes de terminar com o Médio.
FÓRMULA 3
Callum Voisin (Rodin Motorsport) conquistou a pole position para a penúltima etapa da temporada, a primeira vez que o piloto britânico o fez. Seu melhor tempo de 2min04s321 foi 123 milésimos mais rápido que o do irlandês Alexander Dunne (MP Motorsport), com o italiano Leonardo Fornaroli (Trident) em terceiro, 132 milésimos atrás. Fornaroli é, portanto, o melhor colocado dos quatro principais candidatos ao título, dado que o líder da série Gabriele Minì (PREMA Racing) está em décimo primeiro, seu companheiro de equipe Arvid Lindblad está bem abaixo, em 27º, enquanto Luke Browning (Hi Tech) está em sétimo. A Pirelli escolheu, em conjunto com a FIA e a promotora, o composto P Zero Amarelo médio. Os pilotos terão de lidar com a degradação térmica gerada pelo alto número de curvas nesta pista, com algumas combinações, como Eau Rouge-Raidillon, sendo realmente únicas. Também será importante gerenciar a possível aparição da granulação e, se ocorrer, aqueles que fizerem o melhor trabalho para lidar com ela, principalmente nas curvas de alta velocidade, poderão ter uma vantagem significativa.
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Fonte: Néctar Comunicação Corporativa