Com quase 40 carros no grid, prova que abriu a quarta etapa do campeonato trouxe belíssimas disputas, com até quatro pilotos lado a lado no fim da reta dos boxes no autódromo paulistano.
A Copa Hyundai HB20 entregou uma grande corrida para abrir a quarta etapa da temporada 2024. Na tarde deste sábado (3), o Autódromo de Interlagos foi palco de uma prova recheada de grandes batalhas, muitas ultrapassagens e lutas diretas pela vitória. Na classe Pro e na classificação geral, Felipe Gama triunfou pela primeira vez na categoria, não sem antes suportar forte pressão dos dois concorrentes mais próximos na corrida: Enzo Falquete e Ale Xavier, segundo e terceiro, respectivamente.
Pedro Garcia controlou o pelotão na classe Elite e avançou bem no grid para terminar com a vitória na Elite e a sétima colocação geral. Thaline Chicoski manteve a liderança da tabela com a segunda colocação, seguida de perto por Rafael Smozinski. Na classe Super, Wagner Pontes triunfou pela segunda vez no campeonato depois de liderar a prova praticamente de ponta a ponta, em uma categoria marcada por disputas que tiveram até quatro carros andando lado a lado. André Pedrotti foi o segundo colocado, enquanto Uli Dias, na liderança da tabela, foi o terceiro.
Como foi a corrida — Foi uma prova com grid cheio na pista mais famosa do Brasil: 39 carros largaram em Interlagos na tarde deste sábado. Felipe Gama iniciou na pole da classe Pro, tendo Ale Xavier ao seu lado na primeira fila, com Enzo Falquete em terceiro e Beto Cavaleiro em quarto. O líder do campeonato, Marcus Índio, partiu da sexta posição. Na Elite, quem partiu na frente foi Pedro Garcia, enquanto Gabriel Moura iniciou a prova em segundo, com a líder Thaline Chicoski em terceiro. Entre os carros da Super, Wagner Pontes foi o pole position, com Uli Dias, na ponta do campeonato, em segundo.
Felipe Gama sustentou a primeira posição na Pro, mas teve de lidar com a forte pressão de Enzo Falquete e Ale Xavier, segundo e terceiro, enquanto Beto Cavaleiro vinha em quarto e Marcus Índio em quinto. Da mesma forma, Pedro Garcia segurou a liderança na Elite, enquanto Thaline Chicoski subiu para segundo e Valmir Jr. em terceiro. Na Super, Wagner Pontes manteve a ponta, mas passou a ter André Pedrotti no seu encalço, em segundo, ao passo que Uli Dias caiu uma posição, vindo em terceiro.
Com ritmo e desempenho muito próximos, os primeiros colocados compuseram uma longa fila de carros, com muitos deles disputando posição, a começar pelo ponteiro geral da prova. Felipe Gama teve de se segurar para evitar ser ultrapassado por Enzo Falquete e Ale Xavier. Outra bela briga envolvia Beto Cavaleiro, Marcus Índio e Bruno Testa. Pedro Garcia manteve o primeiro lugar na Elite e colocou um carro entre ele e Thaline Chicoski. Na Super, Wagner Pontes continuou na liderança, também com um HB20 entre ele e André Pedrotti, segundo colocado.
Muito pressionado, Felipe Gama teve até de mudar a trajetória habitual para adotar direção defensiva e segurar a liderança. A corrida entregou outros grandes momentos. Em um deles, nada menos que quatro carros andaram lado a lado no fim da reta dos boxes, antecedendo a entrada do S do Senna.
A prova seguiu agitada e emocionante até o fim, trazendo um desfecho imprevisível. Felipe Gama segurou a pressão de Ale Xavier para manter a liderança. Pedro Garcia teve uma jornada menos árdua na disputa pela vitória na Elite e se destacou subindo para o top-10 geral, em sétimo, enquanto Wagner Pontes vinha para um triunfo de ponta a ponta na Super, mas teve de lutar com a concorrência de todo um pelotão que vinha logo atrás.
Ao fim de 13 voltas, Felipe Gama confirmou uma vitória conquistada na base da raça, depois de suportar muita pressão de Enzo Falquete e Ale Xavier, segundo e terceiro, respectivamente. Beto Cavaleiro confirmou a quarta colocação e Marcus Índio foi o quinto. Pedro Garcia consolidou uma prova soberana com a conquista do seu terceiro triunfo no campeonato, seguido por Thaline Chicoski, Rafael Smozinski, Vasco Pedro e Leo Martins formando o top-5. Na Super, o primeiro lugar ficou com Wagner Pontes. André Pedrotti garantiu a segunda colocação, enquanto Uli Dias, Gustavo Smozinski e Leandro Parizotto completaram o pódio.
A Copa Hyundai HB20 volta a acelerar neste domingo com a disputa da segunda corrida válida pela quarta etapa do campeonato, a partir de 10h58, com transmissão ao vivo pelos canais Acelerados, High Speed Brazil, Parc Fermé e Hyundai Brasil no YouTube. Os canais SporTV exibirão um VT com a íntegra das provas às 21h.
Copa Hyundai HB20
Temporada 2024, etapa 4, Interlagos
Corrida 1, resultado extraoficial (top-5 por categoria)
Pro
1º – Felipe Gama
2º – Enzo Falquete
3º – Ale Xavier
4º – Beto Cavaleiro
5º – Marcus Índio
Elite
1º – Pedro Garcia
2º – Thaline Chicoski
3º – Rafael Smozinski
4º – Vasco Pedro
5º – Leo Martins
Super
1º – Wagner Pontes
2º – André Pedrotti
3º – Uli Dias
4º – Gustavo Smozinski
5º – Leandro Parizotto
Programação em Interlagos
Domingo, 4 de agosto
11h00 – Corrida 2 (ao vivo no Acelerados, HMB, High Speed e Parc Fermé)
Cronometragem oficial: www.fastcrono.com.br
Página do Live Timing: www.livetime.com.br
Mais informações sobre a Copa Hyundai HB20: @copahb20 no Instagram
A Copa Hyundai HB20 tem o patrocínio de Brazzo, Hyundai, Shell, Gabardo, Hyundai Financiamentos e Goodyear, além do apoio de Hipper Freios, Real Radiadores, Tecpads e ProTune.
Fonte: BV Press