Com uma performance dominante no Q2, o francês Yann Ehrlacher, com o Lynk & Co #168 da Cyan Racing, vai largar na pole position da etapa conjunta do Kumho FIA TCR World Tour com o TCR South America Banco BRB no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, região metropolitana de Montevidéu, no Uruguai. Ele dominou a segunda parte do treino, marcando 1:20.409, 0.379 à frente do espanhol Mikel Azcona, o segundo com o Hyundai Elantra N TCR #196 da BRC Squadra Corse. O húngaro Norbert Michelisz, líder do campeonato com o Hyundai Elantra N TCR #105 da BRC Squadra Corse, completou a lista dos três primeiros na classificação.
Pelo TCR South America Banco BRB, o brasileiro Pedro Cardoso vai largar na pole position. O piloto do Peugeot 308 TCR #43 da PMO Racing foi o nono mais rápido e apenas um dos três pilotos do sul-americano a avançar ao Q2. Ele está muito bem colocado também para a segunda corrida, onde sairá em segundo e com várias posições de vantagem para seus principais rivais no campeonato.
Os outros foram Matías Rossi, no Toyota Corolla GRS TCR #17 do Toyota Team Argentina, em 11º; e o argentino Juan Ángel Rosso, com o Toyota Corolla GRS TCR da Paladini Racing, em 12º, terceiro colocado no grid do campeonato sul-americano. Aliás, Rosso foi o único piloto do sul-americano a avançar ao Q2 nas duas etapas do Kumho FIA TCR World Tour. Eliminado no Q1, o brasileiro Raphael Reis, no CUPRA Leon VZ TCR #77 da equipe W2 ProGP, larga apenas em 19º.
Com o resultado da classificação, Rosso assumiu a liderança do campeonato com os pontos deste sábado. O argentino tem agora 187 pontos, contra 179 de Raphael Reis e 173 de Pedro Cardoso.
O Autódromo Victor Borrat Fabini é o principal palco do automobilismo uruguaio. Ele foi ampliado em 500 metros antes da etapa do FIA TCR World Tour em 2023. Por isso, ele passou a ter 3.120 metros e 12 curvas, em um terreno praticamente plano. O circuito foi homologado em grau 4 pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Ele também sofreu um recapeamento na curva Gonzalo “Gonchi” Rodríguez.
Com a presença do Kumho FIA TCR World Tour, são sete marcas na pista: Lynk & Co, Hyundai, Honda, Audi, CUPRA, Toyota e Peugeot. Entre os pilotos, são dez nacionalidades: Hungria, França, Sérvia, Itália, Espanha, Suécia, China, Argentina, Uruguai e Brasil. Será a última jornada do mundial pela América do Sul.
A etapa de El Pinar marca a metade da temporada 2024 do TCR South America Banco BRB. O desafio dos pilotos do sul-americano será ainda maior com o grid de 25 carros para a etapa com o Kumho FIA TCR World Tour.
Neste domingo, o cronograma será encerrado com as duas corridas já habituais do TCR South America Banco BRB junto com o Kumho FIA TCR World Tour.
Q1 – Domínio de Ma Qing Hua em sessão acidentada
O Q1 começou com o domínio dos pilotos do Kumho FIA TCR World Tour. Norbert Michelisz marcou uma boa volta logo de cara, com 1:21.754, 0.130s mais rápido que Ma Qing Hua. O local Santi Urrutia era o terceiro, seguido pelo espanhol Mikel Azcona e por Néstor Girolami.
O primeiro piloto do TCR South America Banco BRB a se colocar bem na classificação foi o argentino Juan Ángel Rosso, na sexta posição. Líder do campeonato, Raphael Reis era apenas o 22º neste momento. Com pouco menos de 12 mins para o fim do Q1, o uruguaio Enrique Maglione escapou no S e ficou atolado na caixa de brita, provocando uma bandeira vermelha.
Após uma interrupção de quase nove minutos, os carros voltaram à pista. Azcona assumiu a liderança com 1:21.203, seguido por Thed Björk, jogando Michelisz para terceiro. O uruguaio Juan Manuel Casella assumiu a posição de melhor do TCR South America Banco BRB com o 12º tempo, sendo superado na sequência pelo argentino Matías Rossi, que anotou a 11ª melhor volta.
A sete minutos do fim do Q1, Ma Qing Hua foi o primeiro a baixar da casa de 1:21s, marcando 1:20.564 e assumindo a liderança da sessão. Girolami pulou para segundo, a apenas 0.423s de Hua. Azcona roubou a segunda posição do argentino, ficando a apenas 0.197s do chinês.
A dois minutos e meio do fim, Thiago Vivacqua saiu da pista, perdeu o controle de seu Toyota Corolla GRS TCR e bateu na barreira de pneus, provocando a segunda bandeira vermelha da sessão. Após 13 minutos de paralisação, o Q1 foi retomado em El Pinar.
As primeiras posições não sofreram alteração, com a liderança de Ma Qing Hua. Mas três pilotos do TCR South America Banco BRB se colocaram entre os 12 classificados ao Q2: Juan Ángel Rosso marcou o nono tempo, seguido por Pedro Cardoso. Matías Rossi foi o 12º e também conseguiu uma vaga. Líder do campeonato sul-americano, Raphael Reis vai largar apenas em 19º.
Q2 – Francês Yann Ehrlacher lidera desde o início
O Q2 começou bem mais equilibrado, com vários pilotos na casa de 1:20s. O francês Yann Ehrlacher foi o mais rápido logo de cara, com o tempo de 1:20.409, 0.302s à frente do argentino Néstor Girolami. O espanhol Mikel Azcona fechava a lista dos três primeiros da sessão.
Entre os pilotos do TCR South America Banco BRB, o melhor era o argentino Matías Rossi, na oitava posição, com Pedro Cardoso em décimo e Juan Ángel Rosso em 11º. Posições importantes para a disputa do campeonato, já que o líder Raphael Reis sai apenas em 19º após ser eliminado no Q1.
A um minuto do fim, Norbert Michelisz se colocou na segunda posição no geral, desbancando Girolami e Azcona. Rápido, Ehrlacher baixou ainda mais seu tempo na pole provisória para 1:20.227.
Pedro Cardoso superou Matías Rossi e assumiu a nona posição, o melhor entre os pilotos do sul-americano.
Com isso, a pole do Kumho FIA TCR World Tour ficou com o francês Yann Ehrlacher, seguido pelo espanhol Mikel Azcona e pelo húngaro Norbert Michelisz. Já no TCR South America Banco BRB, o melhor foi Pedro Cardoso, nono no geral, com Matías Rossi, 11º na classificação, em segundo; e Juan Ángel Rosso em terceiro (12º no Q2).
O que eles disseram:
“A pista é muito boa para carros de turismo, o traçado é realmente muito bom. Hoje as condições climáticas estavam desafiadoras, precisamos entender a performance do carro para achar o melhor setup para fazer o trabalho necessário. ”
Yann Ehrlacher
“Queria agradecer ao pessoal da PMO que fez um carro perfeito. Não estávamos muito confortáveis durante os treinos, mas quando importou o carro estava ótimo. Fizemos um quali muito bom, a inversão do grid vai ser uma boa vantagem para a corrida 2 e agora é conseguir aproveitar isso, sem confusões nos carros do World Tour e transformar em um bom resultado.”
Pedro Cardoso
“Se disser que o carro está ruim eu estaria mentindo pois é um grande feito ter passado para os dois Q2 junto com o World Tour. Muito contente saber que estamos competitivos entre os carros do mundial. Nos faltou um pouquinho no Q2, gastamos mais pneus do que gostaríamos no Q1 e isso nos custou. Saímos de pneu velho no Q2 e isso era o que a gente iria conseguir nessa condição. Foi um bom sábado e tenho certeza que amanhã será um bom domingo.”
Juan Ángel Rosso
Cronograma – Kumho FIA TCR World Tour – El Pinar, Uruguai
Domingo, 4 de agosto
10:10 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
15:15 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
TV E STREAMING
Domingo, 4 de agosto
10:00 às 11:00
Brasil (Bandsports)
Argentina (TyC Sports 3)
Uruguai (Canal 4)
Streaming: YouTube TCR South America (PT, ES, EN), Canal Carburando (ES), Canal Grande Prêmio (PT), MotorsportTV (EN), Canal High Speed (PT) Canal Motorsport Parc Fermé TV (ITA), Zapping (PT, ES)
15:00 às 16:00
Brasil (Bandsports)
Argentina (TyC Sports 3)
Uruguai (Canal 4)
Streaming: YouTube TCR South America (PT, ES, EN), Canal Carburando (ES), Canal Grande Prêmio (PT), MotorsportTV (EN), Canal High Speed (PT) Canal Motorsport Parc Fermé TV (ITA), Zapping (PT, ES)
Fonte: TCR South America