Atualizado às 12h41
A Prefeitura de Mauá decretou nesta segunda-feira (05/08), Luto Oficial de três dias, em razão do falecimento de Oswaldo Dias, que foi chefe do Executivo mauaense por três mandatos. Dias morreu na madrugada desta segunda, vítima de complicações no sistema respiratório.
O velório do ex-prefeito será realizado no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel (construído e inaugurado na gestão de Oswaldo Dias), a partir das 17h de hoje (05/08) e o encerramento previsto para as 9h desta terça-feira (06/08). Uma celebração ecumênica está marcada para as 20h de hoje.
Oswaldo Dias nasceu na Zona da Mata de Minas Gerais, na cidade de Guarani. Foi ajudante-geral na indústria Sherwin Williams. Trabalhou também na Firestone, em Santo André, e na Metalúrgica Limasa, de São Bernardo do Campo, de onde foi demitido em 1979 após entrar para o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Sua carteira de filiação traz a assinatura do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
Oswaldo Dias oi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Formou-se em Geografia e em Ciências Sociais. Tornou-se professor da rede estadual de ensino de Mauá. Foi eleito vereador de Mauá em 1992. Encerrado o mandato, elegeu-se prefeito da cidade em 1996 e foi reeleito em 2000, quando também presidiu o Consórcio Intermunicipal Grande ABC . Elegeu-se novamente para o terceiro mandato em 2008.