Sébastien Ogier conquistou a vitória para a TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team em uma final dramática no Rally da Finlândia
O francês Sébastien Ogier venceu a etapa da Finlândia do WRC com a TOYOTA GAZOO Racing (TGR) neste final de semana, em uma jornada cheia de emoções. Com o resultado, o piloto chegou aos 141 pontos e é o vice-líder da temporada, mesmo sem ter participado das etapas da Suécia e do Quênia. Ogier conquistou três vitórias e três segundos lugares até aqui na temporada.
A TGR dominou a etapa finlandesa e tudo parecia estar encaminhado para a vitória inédita em casa de Kalle Rovanperä, destaque da competição no sábado e que vinha em busca de sua terceira vitória consecutiva nas estradas velozes de cascalho. Isso foi até uma das últimas curvas da penúltima etapa no domingo, quando o carro de Rovanperä atingiu uma grande pedra em uma curva para a esquerda em alta velocidade e foi jogado contra as árvores. Felizmente, Rovanperä e o copiloto Jonne Halttunen saíram ilesos, demonstrando toda a resistência do GR YARIS Rally1 HYBRID.
“Vencer na Finlândia é sempre bom, mesmo que não seja assim que gostaríamos de ter feito. A equipe forneceu um carro incrível e dominou o fim de semana todo. Kalle e Jonne estavam em um ritmo diferente do resto e tiveram muito azar com essa pedra no caminho. Sinto pela minha equipe, pois merecíamos um resultado muito melhor. Perdi uma vitória na Sardenha no início desta temporada e agora ganhei uma aqui. Sinceramente, eu preferiria terminar em segundo, mas o automobilismo às vezes é injusto”, disse Ogier, demonstrando um grande espírito de equipe.
Os finlandeses em ascensão Sami Pajari e Enni Mälkönen terminaram em um ótimo quarto lugar nesta etapa que marcou a estreia da dupla no Rally1. Eles aproveitaram bem a oportunidade concedida pela TGR-WRT, após algumas performances impressionantes neste ano no WRC2 com o carro GR Yaris Rally2. Depois de um início complicado na sexta-feira em condições escorregadias, Pajari se recuperou bem para terminar o dia com uma primeira vitória em etapa do WRC e foi o terceiro mais rápido no sábado, atrás de Rovanperä e Ogier.
“Muito obrigado à Toyota e a toda a equipe: foi um sonho que se tornou realidade pilotar no meu rali em casa com o GR YARIS Rally1. Foi bom ser o finlandês mais bem colocado no Rally da Finlândia e marcar o quarto lugar na minha estreia. Ainda marquei minha primeira vitória em uma etapa, mas ainda há muito espaço para melhorar”, disse Sami Pajari, piloto do carro 5.
Chefe da equipe, Akio Toyoda parabenizou o time pela vitória e destacou a importância do triunfo “em casa”, já que o país abriga a base da TGR-WRT com seus carros.
“Seb e Vincent estão de parabéns pela vitória! A equipe realmente confiou na consistência deles e eu realmente aprecio isso. Para Kalle e Jonne foi realmente de partir o coração vê-los abandonarem depois de liderar até o último dia. Já o Sami e Enni terminaram em quarto lugar no primeiro rali na categoria principal. Considerando as dificuldades que muitos pilotos enfrentaram nas estradas da Finlândia, é um resultado impressionante”, disse Toyoda.
Takamoto Katsuta e Aaron Johnston fecharam o rally na 41ª posição. A dupla Elfyn Evans e Scott Martin abandonou a prova, mas Evans segue na quarta colocação da temporada com 132 pontos. A TGR-WRT é a vice-líder do campeonato de marcas e a próxima etapa do WRC será disputada na Grécia, entre os dias 5 e 8 de setembro.