Seleção encara as americanas em busca do ouro inédito e transmissão acontece na área externa. Brasil não chegava em uma final olímpica há 16 anos

Foi de forma emocionante, épica e cheia de garra – o que não podia ser diferente, ao se tratar da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Após eliminar as donas da casa e golear as atuais campeãs do mundo, a Seleção carimbou seu passaporte para a final da Olimpíada de Paris e encara os Estados Unidos, neste sábado (10), ao meio-dia. A partida será transmitida de forma gratuita em um telão montado na área externa do Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.

 

Além do jogo, as meninas do Samba da Elis prometem animar o ambiente com música, antes e depois da final. Haverá também uma urna para que torcedoras e torcedores escrevam mensagens para as jogadoras. O Museu do Futebol fica localizado na fachada histórica do Estádio do Pacaembu, na capital paulista. O telão está em uma área coberta, o que garante o conforto da torcida.

 

Mais protagonismo ao futebol de mulheres

O momento olímpico coincide com a recente reinauguração do Museu do Futebol que, após obras de renovação, aborda com mais protagonismo a história do futebol de mulheres no Brasil. A Sala das Origens, que conta a trajetória do esporte do final do século XIX até os anos 1930 é um dos espaços reformulados que passa a contemplar com mais ênfase o futebol feminino. Entre os grandes marcos dessa história está o decreto assinado por Getúlio Vargas, em 1941, que vetou a prática da modalidade por mulheres, sob a justificativa de que o esporte seria “incompatível com as condições de sua natureza”.

 

O veto durou quatro décadas, período no qual as mulheres brasileiras precisaram driblar as regras e a polícia para continuar jogando – história que agora é contada na Sala das Copas. Os quatro módulos inéditos incluídos na exposição exaltam a resistência feminina até a realização do Primeiro Torneio Experimental da China, em 1988, que antecedeu a criação oficial da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino. Além disso, foram incluídas na Sala todas as Copas femininas desde 1991, junto com as masculinas.

Outra novidade é um vídeo protagonizado pela jogadora Marta. Projetada em uma tela de tamanho natural, a rainha do futebol se despede do público ao fim do percurso de visitação. Em português, espanhol e inglês a atacante convida todos a retornarem e, por fim, agradece na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A projeção é como um espelho do vídeo de boas-vindas com Pelé, na entrada do Museu, desde a inauguração em 2008.

 

Serviço:

Brasil x Estados Unidos – final do futebol feminino 

Local: área externa no Museu do Futebol (próximo à bilheteria)

11h – Samba da Elis
12h – Brasil x Estados Unidos
14h – Samba da Elis

 

Museu do Futebol  
Praça Charles Miller, s/n
Estádio do Pacaembu – SP
Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até 17h).
Ingressos: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)
https://bileto.sympla.com.br/event/96110/

Grátis para crianças até 7 anos
Grátis para todos às terças-feiras

www.museudofutebol.org.br

 

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL  

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu. Suas salas expositivas instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.

O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho, e gerido pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

 

PATROCINADORES E PARCEIROS 

A Temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Grupo Globo, Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede e Mercado Livre. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, Arkema e Evonik Brasil. As empresas parceiras são Pinheiro Neto Advogados e Banco Safra. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

 

Fonte: IDBR

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.