Tornar-se um franqueado parece ser mais simples do que começar uma marca do zero. Mas abrir uma unidade de uma franquia também tem seus desafios.
Do outro lado, a marca franqueadora também precisa ter uma estratégia firme para expandir seu negócio de maneira assertiva, selecionando os franqueados ideais nos locais-alvo.
No universo do franchising, há 3 grandes erros que podem ser fatais aos empresários, segundo alerta o professor de geomarketing da USP e ESPM, João Caetano.
“Algumas redes se antecipam e captam franqueados para regiões não validadas, ou mesmo aprovam a abertura de unidades sem um estudo prévio. Isso pode levar a cenários em que o negócio se desenvolverá com dificuldade ou pode até não se sustentar”, explica Caetano, que também é CEO da Mapfry, startup que oferece uma plataforma de geomarketing a empreendedores de qualquer porte.
Atualmente, a Mapfry é uma das maiores empresas de geomarketing do país, com 7 mil usuários, entre contas gratuitas e assinaturas que vão de R$ 540 a R$ 1.260 ao mês. O geomarketing é a área que analisa dados populacionais (do IBGE e de outros órgãos oficiais) combinados a informações de mapas. Graças à área, empresários mapeiam os melhores pontos comerciais e ações de marketing para crescer.
Segundo aponta o especialista, o ideal é que franqueadoras e franqueados criem um mapa de expansão que demarque as regiões com maior potencial. Isso gera uma rede franqueadora mais sólida, em que os franqueados alcançam os resultados esperados.
Com experiência de mais de 15 anos no mercado de geomarketing – Caetano é executivo sênior e já atuou em grandes empresas consolidadas no setor –, o especialista aponta quais são os 3 maiores erros que fazem franquias quebrarem, alertando empreendedores:
1) Não definir bem o público-alvo
Algumas marcas ainda tentam ser tudo para todos – mas a população brasileira é bem fragmentada em estilos de vida, que são influenciados pela composição familiar, perfil etário e de renda.
“As maiores redes já conhecem os perfis mais representativos e ajustam suas ofertas, por isso podem chegar a tantos lugares”, compara Caetano.
A indicação para o franqueador é: faça estudos de mercado antes de agir. Se possível, contrate um consultor de geomarketing para te guiar no processo.
2) Subestimar a concorrência
Um erro muito comum de empreendedores que querem se tornar franqueados é subestimar a concorrência. Por falta de um estudo de mercado prévio, o empreendedor acaba entrando em um mercado já saturado.
Em cenários de crise e saturação, as empresas mais ágeis são as que se saem melhor.
“É essencial que se tenha uma leitura clara da realidade de mercado. Para sair na frente da concorrência, nem sempre é uma questão de desconto ou promoção. Estudos de geomarketing levam em conta aspectos como tamanho das famílias e comportamentos da população, que guiam o empreendimento de forma mais assertiva”, indica Caetano.
Com isso, não é recomendado que o futuro franqueado abra uma unidade apenas se baseando em seu gosto pessoal. É preciso unir sua aptidão também aos estudos de localização e de concorrência.
3) Investir no ponto comercial errado
Há um erro frequente no universo de franquias que gera o fracasso: empreendedores iniciantes priorizam um ponto comercial de aluguel mais barato em vez de investir no local certo para o mercado em que desejam entrar.
Não medir o real potencial de seu mercado é um problema que pode levar o empreendimento ao fracasso.
“Por vezes, o patamar de um aluguel pode assustar, mas quem tem experiência sabe que certos custos trazem resultados, como visibilidade, acessibilidade e fluxo de um perfil certo de clientes”, diz o especialista.
“Essa perspectiva nos ajuda a entender a rápida expansão de algumas redes de mercados ou como as farmácias sempre ocupam as melhores esquinas: eles simplesmente sabem medir o custo e o benefício destas localizações”, completa.
Franquias de Sucesso | Cases da Mapfry
A Mapfry atende empresas como Nutty Bavarian, Majô Beauty Club, 300 Franchising, Oliver’s Pizza, Marketing Bag, Vox 2 You, Suporte Smart, Drogalider, MegaMidia, Mude, Evolua e HYPR.
A startup é associada da Associação Brasileira de Franchising, presente sempre nas Feiras Anuais no setor de Inovação.
Fonte: Letícia Sé