A inscrição para a atividade poderá ser feita até o dia 22 de agosto. A ação que acontece na Casa do Baile faz parte das atividades de contrapartida da artista residente do 9º Bolsa Pampulha
No contexto das periferias, platinar os cabelos, bronzear-se nas lajes tem a ver com celebração, brincadeira e beleza. Com o objetivo de evidenciar a prática do bronzeamento como um momento de autocuidado e auto valorização das mulheres pretas, a artista Val Souza propõe a atividade “BRONZE Bronzeamento Coletivo”, que vai acontecer na Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, na manhã de 26 de agosto. As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/bUzQpa2UqP7Y9G6k6.
A atividade compõe o projeto de contrapartida de Val Souza, artista residente da 9ª edição do Bolsa Pampulha. A ação resultará em fotografias e filmagens que integrarão os processos de pesquisa da artista no contexto do programa de residência.
Val trabalha a circulação de subjetividades por meio da contínua auto-exposição de seu corpo e da produção de imagens de si. A artista se vale dos instrumentos da filosofia, mitologias e da crítica cultural para elaborar outras narrativas, conexões e leituras com base em pesquisas iconográficas sobre a representação histórica de mulheres negras. A proposta nasce do seu fascínio pelos espaços de cuidado e beleza criado por pessoas negras e funciona como espaço de experimento e encontro, mas também como uma declaração da autoestima negra.
Sobre a artista: Val Souza nasceu em São Paulo (SP) e vive entre sua cidade natal e trânsitos da diáspora negra. Com a prática da performance, ações propositivas, fotografias, vídeos, objetos e instalações, aborda símbolos e discursos que fundamentam o imaginário social brasileiro, contrapondo-o a práticas de retomada, abundância, autonomia e alegria.
Mestra em Dança pela UFBA (BA) e formada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Participou de mostras e festivais em cidades do Brasil e em outros países, como Angola, França e Alemanha. Recebeu, entre outras premiações, a Bolsa de Fotografia ZUM do Instituto Moreira Salles (ZUM IMS 2020), prêmio “Life Before Colonialism”, organizado por PLACE for Africa, MeineWelt e.V. e Goethe-Institut em Mannheim (2022), Photo Prix da Aliança Francesa (2023), foi selecionada para o programa “Nova Fotografia” do Museu da Imagem e do Som (MIS) (2023), também recebeu o prêmio Leda Maria Martins na categoria ancestralidade. Em 2024, sua obra “Vênus” integrou a publicação da Foam Magazine #65 Talent, participou da 2ª edição do programa “Contra-Flecha” da galeria Almeida & Dale.
Serviço:
“BRONZE Bronzeamento Coletivo”
Inscrições até 22 de agosto: https://forms.gle/NJSfNTuQSZmHcjDm6
Fonte: Viaduto das Artes