Vice-líder do campeonato, TOYOTA GAZOO Racing está apenas quatro pontos da primeira colocação no campeonato mundial de fabricantes
A sexta etapa do WEC será disputada neste final de semana em Austin, no estado americano do Texas, e a TOYOTA GAZOO Racing (TGR) chega embalada pela vitória nas 6 Horas de São Paulo, realizada no mês passado, em Interlagos. A fabricante está apenas quatro pontos da liderança do campeonato mundial de construtores e tentará buscar o primeiro lugar em mais uma prova com 6 horas de duração, conhecida como Lone Star Le Mans.
Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, pilotos que comandam o GR010 HYBRID número 7, mostraram um ritmo forte na etapa passada ao conquistarem a pole position em Interlagos e liderando o início da prova antes de terminarem em quarto lugar. Eles vão buscar a segunda vitória na temporada e os três dias de testes realizados em Austin no final de julho foram animadores.
“Eu realmente gosto de correr nos Estados Unidos, então estou muito ansioso para ir a Austin novamente e ver os fãs americanos, que são bem empolgados. Corri lá no começo do ano na NASCAR, o que foi muito divertido, mas é claro que o GR010 HYBRID é um tipo de carro muito diferente. Nosso teste no mês passado foi uma boa maneira de começar nossos preparativos e nos deu uma indicação clara do que podemos esperar nesta pista em termos de configuração e características dos pneus”, diz Kobayashi, que é piloto e chefe de equipe.
Vencedores da etapa passada no Brasil, os atuais campeões mundiais Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa competem com GR010 HYBRID número 8. Essa última vitória garantiu que o tetracampeão Buemi estabelecesse um novo recorde de 25 vitórias no Mundial de Endurance.
“Foi fantástico vencer nossa primeira corrida da temporada no Brasil. Nosso carro tem sido mais competitivo do que os resultados sugerem, então sinto que merecemos isso. Isso nos dá confiança para as últimas três corridas da temporada, quando, claro, queremos lutar por mais vitórias. Austin estará quente novamente, como foi em nosso teste no mês passado, e isso será desafiador em termos de gerenciamento de pneus. Mas mostramos em São Paulo que esse é um dos pontos fortes da nossa equipe, então estou esperançoso novamente para esta corrida”, diz Buemi.
Em seis edições da Lone Star Le Mans, a TOYOTA GAZOO Racing tem como melhores resultados os segundos lugares obtidos em 2013 e 2020 no Circuito das Américas. Hartley é o maior vencedor do time nesta pista com três conquistas.
“Eu amo correr em Austin, é uma cidade legal e uma ótima pista. Ela é muito desafiadora, com uma boa mistura de curvas rápidas e trechos técnicos mais fechados. Tive sucesso lá no passado, ganhei a Lone Star Le Mans três vezes antes, então obviamente espero chegar nessa quarta conquista”, diz Hartley.
Embora a equipe ainda não tenha provado o sabor da vitória em Austin, a TGR conquistou duas vitórias nos Estados Unidos, em Sebring nas temporadas 2019 e 2023.
Com 5.513 metros, o Circuito das Américas é, assim como foi Interlagos na etapa passada, uma pista anti-horária. A pista é caracterizada pela subida íngreme até a curva um, seguida por uma sequência de curvas rápidas que criam grandes cenários e tradicionalmente garante boas disputas.
As atividades de pista começam nesta sexta-feira (30) com três horas de treinos livres à tarde, divididos em duas sessões. Após um treino final de uma hora na manhã de sábado, a ordem de largada será decidida após a classificação e o Hyperpole, começando às 17h40 (horário de Brasília). A largada para a Lone Star Le Mans será às 15h deste domingo.